Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adobe libera download do Lightroom 5 Beta

Adobe libera download do Lightroom 5 Beta

Adobe Photoshop: beta do Lightroom 5 é liberado para download e, entre novidades na edição fotográfica, abandona suporte ao Windows Vista.

11 anos atrás

Olha ai uma surpresa para os fotógrafos profissionais e amadores. Ao mesmo tempo que algumas pessoas ainda não migrou do Lightroom 3 para o Lightroom 4 (muita gente sente um pouco de receio em encarar o novo) a Adobe chuta a porta e já joga em nosso colo a versão beta do Lightroom 5. Será que realmente precisava de uma atualização agora? Afinal de contas ficar trocando de software de edição, principalmente os mais caros, não é qualquer bolso que aguenta. Foram apenas 13 meses entre o lançamento da versão final do Lightroom 4 e o beta do Lightroom 5.  Quando a versão atual chegou aos fotógrafos, o que notamos foi uma melhora na no processamento do RAW, no desempenho, mudanças estéticas e alguns comandos foram reagrupados ou tiveram seus efeitos diluídos em outros comandos. Tudo facilitou nossa vida, mas não tivemos muitas novidades quanto aos recursos do módulo de Revelação. O que tivemos de mais radical foi a adição de outros módulos que não existiam na versão anterior. Ao que parece o Beta que agora está disponível não muda o design e nem traz uma mudança significativa nos módulos (se bem que até a versão final tudo pode mudar). O que temos é a criação de novas ferramentas com efeitos muito interessantes e que pode ser um diferencial para quem trabalha profissionalmente com edição de imagens.

A primeira coisa que devemos notar é que a Adobe não está se prendendo ao passado e se você tem um computador, ou sistema operacional, mais antigo então nem precisa se apressar em baixar o programa. O Lightroom, com a versão 5, deixa de ser suportado pelo Windows Vista. Agora somente os Windows 7 (com o Service Pack 1) e Windows 8 podem rodar o programa. No Mac ele passa a ser compatível com o OS 10.7 (Lion) ou superior. Dentre as diversas mudanças que o aplicativo deve apresentar, podemos destacar 4 ferramentas muito bacanas.

Healing Brush Advanced - lembram da ferramenta de clonagem do Lightroom que quebrava um galho, mas não era muito avançada? Agora a coisa mudou. Você pode selecionar a ferramenta e literalmente pintar um objeto que você quer fazer desaparecer de sua cena. Depois o programa procura automaticamente uma cena para clonar na parte que foi selecionada. O que a Adobe fez foi trazer praticamente o recurso Content-Aware do Photoshop para o Lightroom. Estou vendo que muita gente vai abandonar de vez o Photoshop agora. A ferramenta ainda pode ser utilizada como antigamente e ainda oferece um novo modo de visualização que vai facilitar encontrar os pontos de sujeira na foto. Fiz um pequeno teste aqui e, assim como  na demonstração do Photoshop, existem limitações para a cena clonada, mas funciona.

Radial Gradient - ferramenta que visa fazer edições em partes específicas da foto, sendo utilizada principalmente para dar mais destaque ao objeto principal da imagem, destacando-o do resto da foto. Parece ser muito fácil de usar e o resultado é bem efetivo.

Upright Tool - e agora temos uma ferramenta automática de correção de perspectiva no Lightroom e a própria Adobe diz que o objetivo é ajudar os fotógrafos de arquitetura que se utilizam de uma grande angular ou os fotógrafos de férias que apontam suas câmeras para cima para registrar edifícios ou monumentos. As imagens de demonstração nos apresentam um ótimo resultado para essa funcionalidade. Na prática não é tão bonito quanto na demonstração, pois é necessário ter espaço na foto para ser feita a mágica, ou o programa vai cortar partes de seu edifício.

Smart Previews - se você salva suas fotos em um HD externo então vai gostar dessa pequena mudança no programa. Assim que você importar suas fotos você pode gerar um Preview Inteligente clicando em um botão logo abaixo do histograma. Isso vai permitir que você edite essa imagem mesmo que ela esteja off-line, ou seja, mesmo que seu HD externo contendo o arquivo original não esteja plugado no computador. Posteriormente, quando o arquivo voltar a estar on-line, todas as edições serão incorporadas a ele. Muito bacana e prático.

Temos outras mudanças no modo Livro e também no modo Vídeo que agora permite que se faça um vídeo clipe utilizando vídeos e imagens com fundo musical em alta definição. Isso vai ser ótimo para o pessoal que faz slide show para festas e casamentos. Você quer ter o privilégio de testar o novo Lightroom 5 Beta? Então é só ir até o Adobe Labs e baixar o programa tanto para Windows quanto Mac. É necessário ter um Adobe ID para isso.

 

lightroom5beta

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários