Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » A Apple já foi menos porca

A Apple já foi menos porca

16 anos e meio atrás

<apple fanboy mode off>

Mesmo as coisas que crescem no meu umbigo sabem que o iPod Touch reaproveita muito do iPhone. Seria burrice não fazê-lo, mas reaproveitamento de código não deveria significar trabalho porco.

No auge da Reserva de Mercado os vários sistemas operacionais "similares" ao MS-DOS, feitos por empresas com 2 ou 3 programadores -éramos muito melhores e a Microsoft e suas centenas de funcionários- tinham momentos patéticos, como um que quando exibia a mensagem "deseja continuar, (S)im ou (N)ão?" se o usuário apertasse "S" nada acontecia, mas se apertasse "Y", continuava.

A Apple fez praticamente o mesmo, com o atenuante de roubar de si mesma. Vejam esta tela do iPod Touch, exibida se você travar o aparelho e entrar com a senha errada:

meiobit-touch1.JPG

Isso mesmo. Ele acha que é um iPhone.

Outros usuários acharam ícones indicando a presença de Bluetooth, o que imediatamente acendeu esperança no coração de milhões de fanboys da Apple. Era alarme falso. Se ele tivesse Bluetooth teria uma certificação do FCC. Não tem.

Outra: Conectando o Touch a um PC ou Mac, eis que é identificada uma câmera. Exatamente como no iPhone, mas infelizmente o iPod Touch não tem câmera.

meiobit-touch2.jpg

Obviamente esses deslizes serão corrigidos na próxima atualização de firmware, mas só demonstram que o produto foi lançado sem um conjunto adequado de testes e certificação interna. Steve Jobs está apostando na sorte e em seu Campo de Distorção da Realidade. É bom que se cuide, os fãs adoram o hype enquanto a qualidade inegável de seus produtos é, digamos, inegável. Quando começarem a apresentar os mesmos problemas da concorrência, esta virará, efetivamente concorrência.

<apple fanboy mode on>

Via: CrunchGear

relacionados


Comentários