Meio Bit » Baú » Internet » Wikipédia ultrapassa a marca dos dois milhões de artigos em inglês

Wikipédia ultrapassa a marca dos dois milhões de artigos em inglês

13/09/2007 às 23:09



A Wikipédia é um dos principais fenômenos da Internet. Apontada muitas vezes como o estado da arte quando se trata de colaboração, é um exemplo clássico de que o conceito de conteúdo gerado pelo usuário não é apenas uma utopia, mas uma realidade sólida e perceptível. A edição em língua inglesa alcançou a incrível marca de 2.007.191 artigos. É um número admiravelmente significativo! Note que a versão em português conta com "somente" 285.258 artigos.

Apesar de ser a enciclopédia online mais amplamente utilizada no mundo, a Wikipedia possui alguns truques pouco conhecidos:

1 - Com o Encyclopodia dá para ter a Wikipédia no iPod.
2 - Os serviços WikiWax e Wikiseek permitem fazer pesquisas com mais eficiência que com o mecanismo padrão da Wikipédia.
3 - O wapedia oferece uma interface amigável para os usuários de celulares.
4 - O Jakuk é um media player que possui um recurso interessante chamado Information Perspective, que carrega automaticamente as informações presentes na Wikipédia sobre o artista que está tocando. O Trillian identifica artigos relacionados com o conteúdo que é digitado durante um chat.
5 - O WikiMindMap é um serviço que monta mapas mentais de acordo com os links entre os artigos da Wikipédia.
6 - A Trust Coloring Tool é uma ferramenta (ainda não completamente funcional) que identifica o nível de confiabilidade do artigo de acordo com a reputação do usuário que editou-o. Além disso, o Wikiscanner permite identificar a localização dos editores de acordo com o endereço IP usado.
7 - O Similpedia encontra artigos na Wikipédia que têm o conteúdo similar ao de um blog ou de um artigo.
8 - O Wikipedia CD contém mais de 4600 artigos selecionados para crianças em idade escolar. O download é gratuito.
9 - A Página aleatória é uma funcionalidade interessante, pois sempre vai te levar a uma informação que você nem imaginava que houvesse na Wikipédia!
10 - E por último, mas não menos importante: você já pensou em contribuir com um pouco de conhecimento? Com a sua ajuda a Wikipédia em português também pode ter 2 milhões de artigos!

relacionados


Comentários