Meio Bit » Arquivo » Internet » Silverlight 1.0 - em breve também no seu Linux

Silverlight 1.0 - em breve também no seu Linux

16 anos e meio atrás

meiobit-halo.jpg

A plataforma multi-browser / multi-plataforma de disponibilização de conteúdo via Internet Silverlight chegou à versão 1.0.

A idéia de que o Silverlight é uma mera plataforma para exibição de vídeos foi criada pelo primeiro demo disponibilizado, mas na verdade permite execução de código, inclusive off-line, com excelente performance, independente de sistema operacional. Mais ou menos como a promessa do Java, com a diferença que no caso funciona.

A versão 1.1, que está em alfa, será o grande salto. Com ela o conteúdo poderá ser criado via .NET, com toda a facilidade de integração de ferramentas do ambiente Visual Studio.

Por enquanto a Microsoft está se aliando aos grandes provedores de conteúdo, para disponibilizar material interessante, via Silverlight 1.0. Também estão de olho no mercado Linux, tanto que o Moonlight, a versão Linux desenvolvida pela Novell não só foi oficialmente reconhecida como a Microsoft se aliou à Novell para ajudar a desenvolvê-la.

Projetos como o Silverlight e o Adobe AIR são a conclusão lógica, pois por mais que tenhamos banda larga, nunca teremos processamento remoto suficiente para emular o comportamento de um computador local, a menos que seu uso seja texto e planilhas pequenas. Convenhamos, imagine jogar Halo em um navegador, com um servidor renderizando as imagens e enviando via streaming de vídeo. Inviável. Mais inteligente deixar parte do processamento rodando local.

E se você puder fazer isso escrevendo somente uma vez, melhor ainda.

O Silverlight está disponível para Mac e Windows, e o Moonlight para Linux. Sendo que este ainda está em desenvolvimento.

relacionados


Comentários