Meio Bit » Arquivo » Indústria » XBox e a Histeria dos Fanboys

XBox e a Histeria dos Fanboys

16 anos e meio atrás

O artigo do Dori ontem rendeu toneladas de comentários irados. Maldita Microsoft, censurando o Linux! Morra Bill Gates, bla bla bla e mais bla.

Como toda boa histeria de massa com comportamento de culto, a notícia foi repassada de forum em forum, com Guerreiros de Teclado prometendo as maiores retaliações. Gente que nunca chegou perto de um XBox jurava nunca comprar um, dedos foram apontados, ameaças proferidas, bla bla bla.

Foi preciso um sujeito com um pouquinho mais de bom-senso perceber que termos como "unix" e até mesmo "windows" eram igualmente bloqueados para uso na tagline de "lema" do messenger ingame do XBox.

Foi preciso um pouco de lógica e uma mente não nublada pelo fanboyismo para fazer com que o sujeito pegasse o telefone, ligasse pra assessoria de imprensa da Microsoft e perguntasse:

Vocês bloqueiam screen names com marcas registradas? A resposta: "Sim, as Gamertags do XBox 360 não podem incluir palavras ou frases que sejam marcas registradas"

Motivo? Evitar aporrinhações legais. Imagine um grupo de gammers ficando famoso como "NintendoWii Sucks HardCore Gamers 2000" ou "DieLinuxTrash Gamers". Qualquer advogado de porta de cadeia conseguiria linkar a Microsoft, por oferecer os MEIOS de divulgação desse tipo de difamação, e garantiria responsabilidade legal.

Eu acho interessante esses casos de histeria coletiva, pois mostram o quanto é fácil ser a Microsoft. No momento em que TODA atitude dela é recebida com histeria, as críticas automaticamente se enfraquecem. Basta que apontem esses exemplos. Afinal, para Redmond é excelente que se um blog postar um artigo reclamando da ausência do Outlook no Office 2007 Home, o mesmo seja invadido por fanboys ensandecidos gritando "OFFICE SUX, DUDE!" afogando qualquer discussão produtiva.

Quando o mundo era jovem e não havia fanboys era bem mais complicado para o Bill, acreditem. Atitudes altamente questionáveis da Microsoft (pra não dizer sacanagem mesmo, mas eu sou lacaio do Bill então não posso escrever isso) como fazer o Windows identificar o DR DOS da Digital (não é "doutor" é "dê-erre", newbie) e gerar uma mensagem de erro, que foi a mãe de todos os FUDs, foram percebidas pelo Mercado e causaram muito dano à empresa.

Hoje? Basta o pessoal da Microsoft perguntar: "você vai mesmo prestar atenção nessa turba ensandecida de eternos insatisfeitos?"

Que fique a lição, meninos e meninas: Se você critica TUDO que alguém faz, você perde a credibilidade quando for criticar algo que efetivamente MERECE ser criticado. Leiam menos O Evangelo Segundo Stallman e mais Pedro e o Lobo e Chicken Little. Todos agradecem, inclusive os usuários Windows que ficam sozinhos quando precisam se posicionar contra a MS, em casos como o Directx10 só rodando no Vista. (oh!, três críticas! meu cheque não vai vir este mês...)

Quanto ao sujeito que confirmou o motivo do bloqueio, lamento informar mas ele não está na folha de pagamento do Bill Gates, ele escreve para o Linux-Watch.

relacionados


Comentários