Meio Bit » Arquivo » Internet » Projetos Web 2.0 no Brasil (Parte 3)

Projetos Web 2.0 no Brasil (Parte 3)

17 anos atrás

E a saga de mapear os projetos Web 2.0 desenvolvidos no Brasil continua. Aqui temos mais três serviços:

7. O esyURL é um serviço muito útil, especialmente para usuários de micro-blogging com mensagens limitadas a 140 caracteres, pois permite simplificar URLs muito complexas. Além disso, o esyURL oferece a possibilidade de compartilhar facilmente arquivos de até 2MB: basta fazer o upload do arquivo que ele gera uma URL que dá acesso imediato ao download.

8. O BusOnline é um serviço indispensável para os usuários de transporte coletivo (ônibus e metrô) de Belo Horizonte. Ele fornece informações sobre como se deslocar, a partir dos endereços de origem e destino fornecidos pelo usuário. Esse projeto tem uma forte sinergia com o Vá de Metrô, comentado na primeira parte dessa série. Uma parceria poderia gerar um serviço com abrangência nacional.

9. O Tall Eye é um mashup baseado no Google Maps que responde algumas perguntas intrigantes que sempre pertubaram nossa existência: "Se eu andar em uma linha reta ao redor do mundo, onde eu irei passar?" e "Se eu cavar um buraco muito profundo, onde eu irei sair?".

Obviamente, o destaque do Tall Eye não está na sua utilidade, mas sim na qualidade técnica da solução, que reforça algo que já tenho afirmado a cada oportunidade: no Brasil há capital humano de altíssima qualidade. Com os incentivos adequados nós podemos criar o próximo YouTube, ou até fazer um melhor! Só precisamos acreditar no nosso potencial e agir.



No próximo artigo dessa série, alguns pioneiros da Web 2.0 no Brasil: BlogBlogs, Rec6 e Via6. Continuem sugerindo nomes para a lista...

relacionados


Comentários