Meio Bit » Baú » Demais assuntos » HiRISE se exibindo: Agora é o pára-quedas da Curiosity

HiRISE se exibindo: Agora é o pára-quedas da Curiosity

03/04/2013 às 15:50

A HiRISE é aquela mega-power câmera em órbita de Marte, que já produziu feitos como fotografar em a sonda Phoenix durante o pouso, ou conseguir closes como este, de Fobos. Agora resolveram brincar, fotografando os locais de pouso (ok, queda) dos componentes da Curiosity, que como você lembra foi uma sequência tão complexa e insana que batizaram de 7 Minutos de Terror.

O pouso foi bem-sucedido, como dá para ver por este vídeo feito pela própria Curiosity. Sim, um vídeo em FullHD mostrando um pouso em outro planeta, bem-vindo ao futuro.

Melhor que isso: Após a Curiosity se soltar da plataforma com o pára-quedas, o conjunto caiu, levado pelo vento, mas com a densidade de 1% da atmosfera terrestre, o pára-quedas não era suficiente para garantir um pouso seguro, então a plataforma (conforme planejado) se esborrachou no solo marciano.

Só que Marte não é um planeta morto, há clima, ventos, gelo e neve. O resultado é que a HiRISE conseguiu fotografar o pára-quedas, a plataforma e o resultado do impacto, tudo em movimento. Veja que imagem linda:

msl-parachute-motion

Fonte: NASA

relacionados


Comentários