Meio Bit » Arquivo » Games » Quantidade de jogos com multiplayer está diminuindo

Quantidade de jogos com multiplayer está diminuindo

Pesquisa revela que ao contrário do que muitos imaginavam, quantidade de jogos com modos multiplayer tem diminuído.

11 anos atrás

Você certamente já ouviu alguém – eu por exemplo - reclamar que um determinado jogo não precisava ter recebido um modo multiplayer e um dos últimos a receber tal crítica foi o Tomb Raider. O que muito provavelmente não sabem é que de acordo com um levantamento feito pela EEDAR, empresa especializada em pesquisa de mercado, desde que essa geração teve início o número de títulos para consoles voltados a apenas um jogador só tem aumentado.

Levando em consideração apenas os jogos lançados para PlayStation 3 e Xbox 360 nos Estados Unidos, eles chegaram a conclusão que em 2006 67% dos jogos possuíam multiplayer online, enquanto que 68% também contavam com partidas locais para mais de um jogador. Então, ao averiguar os lançamentos de 2012, eles constataram que 42% possuíam multiplayer online e 44% offline, o que numa matemática simples (feita por eles, porque sou muito burro) significa que de lá para cá os jogos apenas com campanhas singleplayer tiveram um aumento de 16%.

Segundo o diretor de operações da EEDAR, Geoffrey Zatkin, essa diminuição na quantidade de jogos com porções multiplayer se deve ao alto custo envolvido na criação e na falta de garantias de que o valor será recuperado. O executivo afirmou ainda que se bem executado, esse modo pode ser o coração de um título, fazendo com que as pessoas continuem jogando por um período maior, mas que incluir um mata-mata apenas para conquistar um público maior é algo sem sentido e que em muitos casos só serve para dar origem a reclamações, pois para ele, um bom jogo continuará sendo bom mesmo sem esse tipo adição.

Toda essa última parte é algo que nós já sabíamos e bastante evidente, mas será que eu fui o único a me surpreender com a revelação de que o número de jogos sem multiplayer diminuiu tanto? No fim das contas acho que a quantidade é o de menos, mas os números servem para mostrar que a indústria está percebendo que não é tão simples enganar o consumidor e que muitas vezes vale mais a pena investir numa campanha melhor do que apenas incluir um modo que não traz nenhuma inovação e parece deslocado do resto do produto.

Print

[via The Penny Arcade Report]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários