Meio Bit » Baú » Hardware » SpaceX completa mais uma missão à Estação Espacial Internacional

SpaceX completa mais uma missão à Estação Espacial Internacional

A missão da 2ª cápsula Dragon (SpaceX), em visitar a Estação Espacial Internacional, foi um belo sucesso!

26/03/2013 às 21:19

dragon

Depois de um lançamento conturbado, onde os engenheiros da SpaceX tiveram que lidar com uma nave em órbita baixa, decaindo rapidamente e só com um dos 4 conjuntos manobradores funcionando, a missão da segunda cápsula Dragon a visitar a Estação Espacial Internacional se tornou um sucesso de livro didático. TUDO funcionou como um relógio, o acoplamento foi redondinho, e depois de duas semanas ela foi enchida de experimentos científicos, lixo e outros materiais, e foi lançada para retornar à Terra.

Todas as manobras foram perfeitas, os propulsores não deram nenhum problema e às 9:35, Horário do Pacífico, caiu com estilo pousou na costa da Califórnia, onde foi recolhida por um navio de apoio e já está a caminho do porto.

As coisas estão indo bem pra SpaceX, inclusive com o desenvolvimento do Falcon Heavy, que quando completo será o foguete mais poderoso desde o Saturno V, capaz de colocar 53 toneladas (o dobro da capacidade do Space Shuttle) em órbita baixa ou 12 toneladas em órbita geoestacionária. Se necessário o Falcon Heavy pode lançar 14 toneladas em órbita de transferência para Marte.

falconheavy

O estágio inicial do Falcon Heavy é composto de nada menos que 27 motores Merlin 1D, empurrando o monstro de 69 metros em direção ao espaço. O Merlin 1D aliás acabou de ser homologado, Um dos testes envolveu a plataforma Grasshopper, um foguete de decolagem (e pouso) vertical propelido por UM motor Merlin 1D.

O gafanhoto não tem nada de pequeno, são 32 metros de comprimento. Veja o teste de vôo, depois repare no manequim do caubói, de 2m de altura. De novo, UM motor. Imagine 27.

relacionados


Comentários