Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji Finepix XP200 - pau para toda obra

Fuji Finepix XP200 - pau para toda obra

11 anos atrás

Fazia muito tempo que não via um lançamento no segmento das câmeras Highlander, mas a Fuji decidiu que era hora de renovar sua linha e novamente trazer a atenção para esse tipo de câmera. Houve época em que todo fabricante possuía uma e eles ficavam disputando quem faria a câmera mais Die Hard do mercado. A briga esfriou um pouco com o aparecimento das câmeras mirrorless e das compactas com sensor APS-C (outras fontes de interesse no mercado), deixando a Fuji e a Olympus como as únicas que ainda oferecem esse tipo de câmera. Porém, uma coisa é certa, por conta dos equipamentos serem voltados praticamente para quem pratica algum esporte radical (pelo menos essa é a propaganda), o design das câmeras sempre é uma surpresa (não necessariamente agradável).

A Fuji Finepix XP200 está nessa linha de câmeras com aparência esquisita e grande durabilidade. A propaganda, sempre ela, diz que ela é a companheira ideal para quem gosta de esportes radicais ou aventuras. Podemos listar as principais características como sendo a prova de água (até 15 metros), a prova de poeira, resistente a quedas (2 metros) e resistente a temperaturas extremas (até -10ºC). Mesmo que você não vá mergulhar com focas no Polo Norte, diria que essas características são importantes para todo mundo. Afinal de contas, quem aqui nunca deixou uma câmera compacta ou um celular cair no chão? A XP200 está equipada com um sensor CMOS de 16 megapixels (nada de tecnologia EXR) e uma lente com zoom interno de 5x (equivalente a uma  28-140mm). A câmera possui sistema de estabilização de imagem no sensor e também pode gravar vídeos em Full HD. Três funcionalidades interessantes do novo equipamento me chamaram a atenção. Estou falando da capacidade de fazer um HDR diretamente na câmera (duas fotos com exposições diferentes), o modo panorâmico permitindo fotos em 360º e a foto em 3D com duas fotos de diferentes ângulos. Não podemos esquecer também que a XP200 possui conexão wireless podendo transmitir as fotos através de uma rede sem fio.

A Fuji também decidiu colocar no equipamento uma série de filtros artísticos (culpa da febre Instagram?) que visam entregar ao usuário uma experiência nova e divertida de fazer suas fotos. Alguns deles são bem interessantes, como Cross Screen (que coloca estrelas em volta de objetos brilhantes) e o Partial Color (que seleciona uma cor na cena e torna todas as outras em preto e branco). Agora qualquer um pode fazer o seu color spot sem muito trabalho. Sei que tem muita câmera por ai com esses filtros atualmente, mas não custa falar um pouquinho.

A Fuji Finepix XP 200 vai chegar ao mercado em maio com preço sugerido de US$ 299,95.

finepix_XP200

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários