Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon desenvolve novo sensor para vídeo

Canon desenvolve novo sensor para vídeo

11 anos atrás

Quando as DSLR passaram a fazer filmes muitos fotógrafos ficaram meio perdidos, afinal de contas eram mais terminologias e conceitos a serem aprendidos. Eu como um bom turrão não dei a mínima para o vídeo, embora até tenha algumas ideias bizarras na cabeça. Acho que só acionei a tecla vídeo de minha câmera quando a comprei, para ver se estava funcionando direito. Depois ficou esquecido. Mas, embora existam pessoas como eu que não se interessem por essa área, o desenvolvimento da tecnologia não para e cada vez mais temos equipamentos que podem fazer verdadeiros milagres. E, ao que tudo indica, ainda não chegamos a uma zona de saturação no desenvolvimento dessa tecnologia.

A Canon anunciou o desenvolvimento de um novo sensor CMOS Full Frame com apenas 2,4 megapixels de resolução máxima. Para fotografia isso seria muito pouco nos dias de hoje, mas para vídeo é perfeito. Se colocar no papel, o sensor tem a exata proporção de um vídeo em Full HD, ou seja, 1920x1080 pixels. Essa incrivelmente baixa densidade de pixels faz com que cada um tenha 19 microns, o que corresponde a 7,5 vezes o tamanho dos pixels da EOS 1DX, atual câmera fotográfica profissional da Canon.

Mas, qual o objetivo dessa nova tecnologia. A Canon afirma que o pixel extremamente grande aliado a uma linha de circuitos especiais vai gerar imagens claras e nítidas que podem ser utilizadas na astronomia e em pesquisas médicas. Segundo dados da empresa, o novo sensor pode captar objetos com 10 vezes menos brilho do que os sensores CCD atuais. A Canon disponibilizou em seu site um vídeo onde é possível ver o novo sensor em ação em uma gravação feita em uma noite de Lua Cheia e a coisa realmente impressiona. Ainda não há data de lançamento para o equipamento, mas a empresa está mostrando oficialmente a potência do brinquedo na Security Show que está acontecendo no Japão até o dia 08 de março.

Canon_CMOS_35mm_FULLHD

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários