Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Bom: Novo Office para Mac está lindo. Mau: Só em 2008

Bom: Novo Office para Mac está lindo. Mau: Só em 2008

02/08/2007 às 16:30

meiobit-office2008.jpg

O lançamento do Office 2008 para OSX, previsto para a segunda metade de 2007 foi adiado para Janeiro de 2008, contrariando informações da própria empresa, ditas em Junho.

A versão mais recente da suíte para o ambiente das maçãs é de 2004, mesmo assim as vendas do Microsoft Office na plataforma aumentaram 72% entre 2001 e 2006. A versão Windows teve um crescimento de vendas de 18% no mesmo período. Os números podem parecer estranhos, mas são fáceis de entender. A versão Apple sofreu um grande incremento de qualidade e enfrenta pouca ou nenhuma concorrência. Aumento na venda de Macs, aumento na venda de Offices, à reboque. Já a versão Windows está lidando com um mercado já saturado, onde os recursos das versões existentes já atendem perfeitamente as necessidades mesmo dos usuários avançados.

Tanto que a Microsoft resolveu mudar a interface do Office, facilitando o acesso a esses recursos, ao invés do clássico upgrade "mais 5000 funções de formatação da letra A".

Esse Office 2008 para Mac, entretanto, não é um mero port da versão Windows. A Interface foi remodelada para aderir ao padrão Apple, e há vários recursos exclusivos, como em toda versão (decente) de Office Mac. A estrutura é bem mais drag-and-drop que a convencional, e o Entourage (um PIM exclusivo para o Office Mac) ganhou um widget que fica disponível o tempo todo, controlando suas atividades agendadas.

É bom que tenham bastante recursos mesmo. A versão Mac corresponde a 20% do faturamento do Office, isso é algo a se respeitar.

Por enquanto estamos de olho, mas a killer app para a migração do 2004 para o 2008 será o cliente para blogs. Se o Office 2008 Mac tiver a mesma facilidade para criação de posts como a versão Windows, 100% dos blogueiros com Mac no MeioBit migrarão na hora.

Via: Apple Insider

relacionados


Comentários