Meio Bit » Arquivo » Games » Sujeito cria mapa para o Counter-Strike e poderá ser processado

Sujeito cria mapa para o Counter-Strike e poderá ser processado

Modder recria estação do metrô de Montreal e companhia responsável pelo trânsito ameaça processá-lo.

11 anos atrás

Na minha opinião, uma das coisas mais legais das modificações é quando o autor resolve levar locais do mundo real para o universo de um game. Mesmo nunca tendo sido um grande apreciador do Counter-Strike, fiquei admirado ao ver pela primeira vez o mapa que representava uma favela carioca e mais ainda quando assisti uma apresentação em um colégio da cidade onde moro em que os alunos recriaram o estabelecimento nos mínimos detalhes.

Porém, por mais divertido que possa parecer competir com outras pessoas em lugares com os quais estamos habituados, a companhia de trânsito de Montreal não gostou de ver uma das estações de metrô da cidade sendo tema de um mapa para o Counter-Strike: Global Offensive e ameaçou processar o seu criador, Diego Liatis, caso a modificação seja disponibilizada.

De acordo com o rapaz, a Société de Transport de Montreal (STM) lhe enviou uma carta alegando infração dos diretos autorias e a empresa teria dito que ele não deveria publicar o mapa pois temem que a criação possa espalhar pânico entre os usuários, já que o jogo poderia ser utilizado por grupos terroristas para estudar o local e assim planejar ataques. Caso ele descumpra a ordem, terá que arcar com as despesas de um processo, além de pagar uma multa de 50 mil dólares.

Liatis disse também que tentou uma autorização para reproduzir a estação, mas esta teria sido negada, ainda sim decidiu dar continuidade ao projeto por achar que não haveria leis que o impedissem de recriar um local público. Por fim, ele acha a proibição estúpida, já que para conhecer o lugar, bastaria a pessoa andar por ele pelo tempo que quisesse.

Seria este um caso de justificada preocupação ou apenas algum executivo apenas querendo mostrar trabalho? Pois se for isto, alguém pode dizer para ele que não é assim tão difícil ter acesso ao mapa do metrô da cidade? Só não vá espalhar por aí, ok? Vai que algum terrorista descobre.

[via PCGamesN]

relacionados


Comentários