Meio Bit » Baú » Games » Choque pode ser a evolução para os controles com vibração

Choque pode ser a evolução para os controles com vibração

19/02/2013 às 13:00

dori_rumbl_19.02.13

Sabe aquela história de que só damos valor a algo quando não o temos? Pois isso se provou verdadeiro quando comprei meu PlayStation 3. Como o console veio com o SixAxis, versão do controle que não tinha a função rumble, só então pude me dar conta da falta que ela fazia e o engraçado é que até então eu a considerava um supérfluo. Mas se você também gosta da vibração (ui!) que os joysticks adotaram, saiba que cientistas alemães desenvolveram uma conceito que poderá servir como uma evolução dessa tecnologia.

Criado por Pedro Lopes e sua equipe no Hasso Plattner Institute, a ideia consiste de um sistema que envia um sinal elétrico indolor à mão do usuário através de uma série de eletrodos presos ao seu antebraço, fazendo com que a estimulação elétrica contraia os músculos e após testar a invenção em jogadores que encararam um simulador, o pesquisador afirmou que “todos preferiram o force-feedback deles ao invés da resposta vibrotátil tradicional.

Uma solução interessante encontrada por eles foi obter a energia dos smartphones e como a solução dispensa a utilização de motores, Lopes garante que ela pode se adaptada aos menores dispositivos e o consumo de bateria é muito pequeno.

Acho a proposta interessante, mas algo que aprendi nas muitas sessões de fisioterapia que já fiz é que esses eletrodos devem ser colocados no local correto e será que o usuário comum terá a capacidade de fazer isso?

[via NewScientist]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários