Meio Bit » Arquivo » Indústria » Aplicativos que duram mais de 6 meses de uso

Aplicativos que duram mais de 6 meses de uso

17 anos atrás

Uma espécie de "problema" que eu tenho visto ultimamente, e relacionado ao post do Steve Rubel, é a enorme quantidade de aplicativos (web ou não) que são criados todos os dias. Porque isto é um problema ?
1) Agora que a web é uma plataforma, com muita frequência surgem aplicativos que são muitas vezes melhores do que os concorrentes. Veja a briga entre os sistemas de webmail, por exemplo: o Yahoo agora suporta o protocolo IMAP; só isso me dá vontade de migrar do Gmail para o Yahoo Mail.
2) Migrar é *sempre* um problema. Independente da quantidade de dados a ser migrada, migrar é ruim. Há risco de se perder dados. Quando estou falandos de aplicativos críticos para a minha profissão, por exemplo meu email e leitor de RSS, tenho baixíssima tolerância a falhas. O outro lado é que infelizmente os desenvolvedores não tem incentivo para ajudar na migração. Voltando ao exemplo dos webmails, é relativamente simples importar meus contatos, mas para importar meus emails para qualquer novo sistema é muito difícil ou impossível. Porque ? Que desenvolvedor gostaria de receber mais de 800Mb de email arquivado de um único usuário ?
3) Boa parte dos usuários costuma migrar com freqüência. Basta sair a última rede social, lá esta o cara....re-convidando seus "amigos". Na semana seguinte, sai outra novidade, e o ciclo se repete. Com isto, eu vejo uma fidelização do usuário muito baixa. O que é sucesso hoje é uma falência sendo decretada amanhã em 99% dos casos. Isto significa que mesmo que eu use um aplicativo como meu padrão, se o uso do aplicativo cair, terei em mão algo que deixa de ser desenvolvido, e o investimento vai embora.

Qual o meu ponto ? Pelo menos eu tento sempre demorar para adotar um novo aplicativo como padrão. Eu me inscrevo, mas vou testando somente, e somente depois de um bom tempo, com o amadurecimento da ferramenta e minha adaptação (ou não), eu faço uma decisão para migrar. Fiquei no Bloglines por 3 anos, até mudar recentemente para o Google Reader. Estou no Gmail desde 2004, e não me vejo mudando para outra solução em breve.

E vocês, como avaliam novos aplicativos online ?

relacionados


Comentários