Meio Bit » Baú » Indústria » Escreve que eu te leio ( VIII )

Escreve que eu te leio ( VIII )

15/07/2007 às 23:19

Olá, pessoal. Coluna ( quase ) em dia, hein?! Duas dúvidas muito interessantes, desta vez: o travamento de Wiis desbloqueados e como colocar o M.A.M.E. para funcionar, além outras coisinhas...

Another Brick in the Wii

Pedro: "Adquiri essa maravilha uns dias atrás... Queria saber se isso de não poder usar DVD de outra região que não a desbloqueada, realmente acarreta a tal atualização que inutiliza o Wii..."

Oi, Pedro. Corri atrás dessa informação e consegui uns contatos chineses muito bons! O que os piratas, digo, importadores informais me disseram foi que alguns jogos têm mesmo uma atualização de firmware. Se você desbloqueou seu videogame, então usou um firmware alternativo. A atualização vai sobrescrever partes do firmware, supondo ser o original e, claro, não vai funcionar. Daí o problema.

Portanto, convém ficar atento aos fóruns do Wii, procurando pelos jogos "problemáticos" e evitá-los, porque é muito raro achar alguém que recupere seu console travado. Atenção: dizem por aí que neste site há uma ótima forma de evitar que seu Wii se transforme em mais um tijolo.

Comprando a Terra do Google

Cleide: "Gostaria de saber como fazer assinar o googel earth, para ter acesso a imagens atuais. se preciso pagar mansalidade para obter esse serviço."

Olá, Cleide. Não entendi muito bem o quê você quis dizer com "imagens atuais". Não dá pra acenar pro satélite e ver no Google Earth, certo? O que você vai conseguir pagando pelo serviço ( US$ 20,00 na versão Plus e US$ 400,00 na Pro ) é uma maior velocidade, exportação das fotos em alta resolução, capacidade de entrar com suas fotos, ligação direta de um GPS e outras firulas. A versão Pro pode ser usada por 7 dias.

Passando a Sacolinha, de novo

Alex Lopes: "Uso o iGoogle como página inicial e agregador de notícias, alguns sites, como o Meio Bit por exemplo, dão a opção de leitura da notícia apenas
clicando no sinal de mais(+) ao lado do título da notícia, por sinal uma excelente opção. A dúvida é: quando leio a notícia direto do iGoogle, isto conta como uma visita do site da notícia?
"

Infelizmente, não, Alex. No começo do Meio Bit, tínhamos feeds resumidos, na tentativa de fazer com que o leitor viesse ao site. Curiosamente, quando liberamos os "feeds" completos, a audiência aumentou! Fidelizamos o leitor ao facilitar o acesso ao conteúdo. Inclusive, o único motivo de pedirmos o cadastro, é para elevar o nível dos comentários.

Muito bem, Flipper!

Apareceu uma dúvida no Fórum, sobre um misterioso jogo chamado "Final Fighter" e como colocá-lo pra rodar no M.A.M.E. Bom, vamos por partes, como diria aquele britânico de coração mole.

M.A.M.E., também conhecido por Multiple Arcade Machine Emulator é exatamente isso: um emulador de máquinas de fliperama, que já tem mais de 3600 títulos rodando! Uma observação: legalmente, você só pode emular aqueles jogos que você possui. Tudo bem que é muito raro encontrar um sujeito que comprou máquinas de fliperama... o que geralmente acontece é que as empresas, donas desses jogos, fazem vistas grossas a títulos que têm, em alguns casos, mais de 20 anos. Há vários sites especializados em ROMs por aí, você não terá dificuldade em achá-los.

Continuando, então: nossa primeira tarefa é baixar o M.A.M.E.. Há versões para Windows, Unix, OS X, OS/2, Dreamcast, AmigaOS, PocketPC, Zaurus e Symbian. Não tem pra Spectrum, por limitações do sistema e o MSX não precisa, porque já tem jogos demais. Algumas versões não são atualizadas há algum tempo e carecem de desenvolvedores.

A partir daqui, vou considerar a versão para Windows, ok?

Depois de baixar o programa, descompacte-o numa pasta qualquer. Não é preciso instalar nada, apenar abrir uma linha de comando.

mame_linha_de_comando.png

Se você já baixou alguma ROM, coloque-a no diretório "roms". Não precisa descompactar, deixe o arquivo zipado mesmo. Eu adoro um jogo chamado Raiden. Para executá-lo no mame, digite: "mame raiden" ( se você digitar "mame raid", o programa vai exibir todos os jogos começados com "raid" ). Daí para a frente, a coisa é simples: a tecla "5" simula a entrada de fichas. "1" é o botão para inicializar o primeiro jogador. "2", o segundo.

Apertando "TAB", você entra no menu de configuração, onde se pode trocar, por exemplo, as teclas direcionais e de tiro.

raiden_mame-tab.png

Com "F12", pode-se tirar "snapshots":

0002.png

O problema, levantado pelo leitor, foi o tal jogo "Final Fighter". Eu só encontrei o "Final Fight"... seria esse?

mame_linha_de_comandoii.png

Se alguém aí conhecer o tal "Final Fighter", por favor, avise.

Email Nonsense da Semana

"O sistema informa que não reconhece o meu "endereço ou password" e não consigo ter acesso à TV. Tentei dois e-mails que possuo - [email protected] e
[email protected] - além do meu nome completo. Nos dois e-mails a senha é a mesma. Várias tentativas infrutíferas. Existe alguma maneira para eu acessar o sistema?"

É isso aí, pessoal. Até a próxima.

relacionados


Comentários