Meio Bit » Arquivo » Indústria » Linspire libera tradutor OpenXML / ODF - viva o ecumenismo

Linspire libera tradutor OpenXML / ODF - viva o ecumenismo

17 anos atrás

meiobit-ecumenismo.jpg

O acordo com a Microsoft já está rendendo frutos. A Linspire anunciou a disponibilização de um tradutor OpenXML / ODF para o Linspire E o Freespire.

Com ele os usuários do OpenOffice e do Microsoft Office podem trocar documentos de forma transparente, atingindo o Santo Graal do mercado, a Interoperabilidade.

O tradutor da Linspire é, provavelmente, baseado no Tradutor OpenXML/ODF disponibilizado no SourceForge. O projeto, Open Source sob a licença BSD foi iniciado pela Microsoft, com apoio de várias outras empresas. Permite que arquivos nos dois formatos sejam convertidos, sem maiores problemas. Interessante, visto que já foi afirmado categoricamente que a Microsoft "não disponibilizava o código de um tradutor OpenXML". quod erat demonstrandum disponibiliza.

Kevin Carmony, CEO da Linspire disse o óbvio: "A habilitade de compartilhar arquivos entre o Open Office e o Microsoft Office é vital para nossos clientes".

Não é só ele que pensa assim. Os mais recentes a anunciar a inclusão de tradutores OpenXML/ODF são a Turbolinux e a Sun Microsystems. Não é uma questão de ecumenismo, é uma questão de dar o que os clientes querem. Com 100 milhões de usuários o OpenOffice não pode ser ignorado, e como líder absoluto no mercado de suítes de aplicativos, o MS Office por sua vez tem que atender tanto a esses novos clientes como aos antigos.

Para o mercado é uma excelente notícia, assim para o OpenOffice. Não abrir arquivos do Office é um pecado mortal em ambiente corporativo. Esse tradutor garantirá sua indulgência.

Fonte: Desktop Linux

relacionados


Comentários