Meio Bit » Baú » Hardware » Resenha: Despertador para iPod Edifier IF200

Resenha: Despertador para iPod Edifier IF200

12/07/2007 às 13:00

meiobit-edifier1.jpg

A VCs1 nos enviou este despertador para iPod Edifier, modelo IF200. Fiquei uma semana com o brinquedo. Vamos às minhas observações:

O Dock avaliado é muito, muito mais bem-acabado que as porcarias chinesas que estamos acostumados. O iPod não fica deslocado como a Monica Bellucci andando de fusca. O equipamento passa a impressão de ser uma base à altura do iPod. O acabamento é em plástico e metal, de alta qualidade. O peso é considerável, bem mais do que aparenta. O que é uma qualidade desejável, não corre o risco de ficar deslizando na sua mesa ou no criado-mudo. (alguém ainda usa criado-mudo?)

Na parte traseira temos o botão de volume, na implementação mais elegante que já vi. Uma grande traseira metalizada, com um botão grande e impossível de errar. Nada de ficar mexendo na click wheel no meio da madrugada. Pena que uma solução tão elegante tenha que ficar oculta, na traseira do equipamento.

meiobit-edifier2.jpg

O IF200 é compatível com quase todos os iPods. Isso é conseguido através de um engenhoso sistema: O conector em si é móvel. Ele pode vir para a direita ou para a esquerda, mantendo o iPod centralizado, seja um Nano, seja um vídeo, um mais antigo. Isso poderia ser um problema. O Nano por exemplo teve a posição do conector mudada da 1ª para a 2ª geração.

meiobit-edifier4.jpg

Se o seu iPod for um Nano, mova o conector para a esquerda. Se for um normal, deixe na posição Standard.

Outro problema aqui é não forçar o conector. Cada iPod tem uma espessura diferente. Se houver espaço para um dos mais antigos, um Nano com certeza ficaria flutuando, preso somente pelo conector. Isso não é bom. Como resolver? Com outra solução inteligente. Está vendo o enorme "parafuso" no meio do aparelho? Basta usar um instrumento qualquer (pode ser uma régua) e girar o "dial" até apontar o modelo de seu iPod. Ele irá trazer para frente ou para trás o suporte principal. Seja qual for seu iPod, ele ficará confortavelmente encostado, sem forçar o conector. E se for um iPod Video de 5a Geração, o encaixe geral será perfeito.

meiobit-edifier3.jpg

Encaixar o iPod entretanto é só o primeiro passo. Depois disso temos que seguir as instruções para fazer o IF200 reconhecer seu iPod. isso é possível segurando o botão snooze por 6 segundos. Sua tela começará a se mexer como se alguém estivesse selecionando os menus, e você perceberá um novo menu na área de Extras.

No menu do despertador você seleciona a hora que quer ser despertado, e a playlist que deverá ser tocada.

Sim, você pode criar uma playlist no iTunes contendo somente suas "músicas de despertar".

feito isso, apertando o botão de volume vamos para a tela do despertador e seu iPod está pronto para te acordar. Mas nada impede que você use a click wheel, escolha as músicas (ou filmes) que quer e transforme seu despertador em uma caixa de som amplificada excelente.

O formato do equipamento permite uma boa reverberação interna, isso garante bons graves, em geral deficientes em equipamentos pequenos. Com 3Watts RMS* por canal, eu garanto que você vai acordar, a não ser que sua playlist seja composta somente de Enya.

*nota: RMS não é Richard Matthew Stallman. Nem Resposta Máxima de Saída, como vendedores semi-analfabetos gostam de dizer. Na verdade significa root mean square, algo como Valor Médio Quadrático, onde a potência de um sinal não é calculada pelos seus picos, mas pela média geral. Por exemplo: para calcularmos o Valor Médio Quadrático de uma série de n valores {x1,x2,...,xn} basta aplicar a fórmula:

meiobit-rms.png

Mas isso não tem nada a ver com a resenha. Continuemos:

Como a caixa é amplificada, sobra energia para outra atividade importante: Manter o iPod carregado.

meiobit-edifier5.jpg

Quando chegar a hora de despertar, caso você queira mais uns minutinhos, pode usar o grande botão Snooze no alto do aparelho e ganhar mais 9 minutinhos de sono. Por quê nove minutos? É o padrão. Nos anos 50 quando surgiram os despertadores elétricos com opção Snooze, pesquisas demonstraram que dez minutos eram o tempo necessário para alguém cair em sono profundo, portanto com nove minutos você não teria a sensação de ser acordado do sono de novo, e sim a de despertar de uma soneca.

Conclusão: Excelente aparelho. Grita alto, é pequeno sem parecer (ou ser) frágil, tem boas chances de sobreviver às patatas inevitáveis que despertadores levam.

Pontos Positivos:

  • Reconhece o iPod e interage com ele, inclusive selecionando menus; não é um mero amplificador
  • Compatível com um monte de modelos de iPod. Se você é o feliz proprietário de um Nano e um Vídeo, não precisa de 2 docks
  • Excelente som com boa reprodução de graves
  • Produto autorizado pela Apple, não é um "genérico"

Eu iria colocar como ponto negativo o fato de ele não vir com uma conexão USB para ser usado como dock, mas pensando melhor, ele foi feito para ser um despertador, deve ficar no quarto, não do lado do seu PC.

Como reclamação, as saídas dos alto-falantes me enganaram. Quando vi o aparelho pela primeira vez achei que fossem campainhas, como os despertadores antigos que o aparelho tomou emprestado o design. OK, não faz sentido usar um iPod para tocar uma campainha, mas mesmo assim...

Preço: O Edifier IF200 pode ser encontrado na VCS1 por R$320,00.


Se você vende ou fabrica algum produto, e quer vê-lo avaliado pelo MeioBit, fale conosco.

relacionados


Comentários