Meio Bit » Arquivo » Games » American McGee fala sobre carreira e ataca EA

American McGee fala sobre carreira e ataca EA

11 anos atrás

dori_amr_22.01.13

A relação entre game designers e editoras muita vezes está longe de ser amistosa, ainda mais nos últimos tempos, onde a distribuição digital e modelos de financiamento como o Kickstarter permitiram que qualquer um desenvolvesse seus jogos sem as imposições de grandes companhias e por isso tem se tornado cada vez mais comum vermos comentários de alguns profissionais atacando seus antigos empregadores, como foi o caso de American McGee.

Ao falar sobre o desenvolvimento do Alice: Madness Returns, McGee não poupou palavras para criticar a maneira como a EA divulgou o jogo.

O que foi frustrante foi a maneira como a EA interferiu – dizendo à STS [agência responsável pelos trailers do jogo] desde o início que toda a direção criativa e a decisão final seria deles e não nossa. Aquilo resultou em trailers muito mais sombrios e sangrentos do que o próprio jogo… e isso foi algo calculado pela EA. Eles queriam ‘enganar’ os jogadores, os fazendo acreditar que o Alice: Madness Returns seria um jogo de terror hardcore, mesmo que tenhamos nos recusado a desenvolvê-lo desta forma.

É verdade que logo depois ele tentou amenizar a situação, dizendo que não foi bem isso o que quis dizer, mas outra das ideias vindas da EA e reveladas pelo game designer foi a de utilizar seu nome nos títulos de suas criações. Segundo ele, a decisão foi tomada pelo departamento de marketing e jurídico da editora, com a intenção de tornar único o primeiro Alice que ele desenvolveu e por mais que isso tenha acabado promovido seu nome, foi a melhor maneira deles protegerem a propriedade intelectual.

McGee disse ainda que se diverte com comentários em sites dizendo que ele não merece ter seu nome ligado a jogos, da mesma maneira como Will Wright, Sid Meier ou Ken Levine, mas reconhece que isso ajudou a abrir algumas portas em outras editoras e potenciais parceiros de negócio.

[via CVG e Gamespot]

relacionados


Comentários