Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Et tu, NASA? (com sinceras desculpas ao Marcel)

Et tu, NASA? (com sinceras desculpas ao Marcel)

NASA revela belíssimas imagens (na vertical) da missão GRAIL, que catalogava anomalias gravitacionais na Lua.

11/01/2013 às 3:43

Se existe uma unanimidade, se existe algo que nem o mais ferrenho macfag do planeta discorda é que a Apple foi nefasta na popularização daqueles malditos vídeos filmados na vertical. Sujeito está filmando um jogo de futebol, um show, uma dança de can-can e tasca aquele vídeo de pé, com dois malditos blocos protos na lateral. Não é, Marcel?

Felizmente nosso grande enviado especial se redimiu admiravelmente, só para se descobrir em boa companhia. No caso, a missão GRAIL.

Criada para mapear com precisão absurda o campo gravitacional da Lua, a GRAIL era composta de duas sondas gêmeas, voando em formação e conectadas por “lasers”, que mediam as mais ínfimas e pentelhonésimas mudanças de posição entre elas.

Como os corpos são formados por substâncias diferentes em densidades diferentes, a gravidade não é uniforme, um objeto em órbita segue um caminho acidentado, mesmo que com buracos e lombadas bem pequenos.

Depois de alguns meses a GRAIL cumpriu sua missão principal, e foi suicidada em uma montanha lunar remota, mas durante todo esse tempo a missão secundária também acontecia, de forma muito bem sucedida: Popularizar ciência entre estudantes do ensino básico.

A MoonKam (Moon Knowledge Acquired by Middle school students) é uma iniciativa que incluiu nas sondas GRAIL câmeras controladas por estudantes. Assim professores e alunos podiam se cadastrar no site do projeto, escolher alvos e agendar fotos. Isso mesmo, enquanto a gente plantava feijão em algodão essa molecada controlava uma sonda lunar!

Com o fim da missão a NASA resolveu usar uma última vez as câmeras, fazendo um timelapse mostrando o ponto de vista das naves, a 10 km de altitude. Só que por algum mistério, o vídeo é vertical. Ou a NASA contratou o Marcel, ou as câmeras são iPhones, ou fotografaram os fotogramas de lado, e o vídeo está rotacionado.

Claro, também é possível que as câmeras usadas tenham uma proporção vertical mesmo, o que até faz sentido se você quer mais detalhes verticais. De qualquer jeito, o vídeo é danado de bonito!

Fonte: GM

relacionados


Comentários