Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony Cybershot RX1 - Quarto Melhor sensor do Mundo

Sony Cybershot RX1 - Quarto Melhor sensor do Mundo

11 anos atrás

Certo, essa é para muita gente morder a língua por anos de zoações com os usuários de câmeras Sony. Vamos lembrar um pouco de história. Quando a fotografia digital começou a chegar ao mundo a empresa nipônica investiu pesadamente em câmeras compactas que inundaram o mercado. Difícil encontrar alguém que na época não comprou uma câmera Sony (eu tive duas Mavicas) e se achou o maioral por estar entrando em um mundo totalmente novo na tecnologia. Mas, infelizmente, a Sony não tinha tradição na fotografia,  eles entendiam de tecnologia, as câmeras eram bonitas, mas a imagem deixava a desejar. Quando Canon, Nikon, Fuji e Pentax começaram a bater pesado no mercado ficou nítida a diferença de qualidade. Para tentar reverter essa situação, a Sony comprou a Minolta e adquiriu conhecimento para entrar no mundo das DSLR. Porém, algo ainda estava errado, pois a qualidade de imagem estava sofrível e o ruído em ISO elevado era insuportável. Mas, anos se passaram, a empresa fez sua lição de casa e já a algum tempo não existe mais motivo para tanta zoação.

Agora vem mais uma confirmação de que essa realidade está mudando. O DxOMark liberou a análise do sensor que equipa a Cybershot RX1, uma câmera compacta com sensor Full Frame, e a surpresa foi geral no mundo da fotografia digital. A câmera simplesmente possui o quarto melhor sensor até agora analisado pelo site. Surpresa porque deixou para trás muita câmera reflex, e não só as de entrada, mas algumas avançadas também. A câmera alcançou uma pontuação geral de 95 pontos, ficando apenas 01 ponto atrás da Nikon D600 e dois pontos da Nikon D800. Para termos uma ideia da coisa, ela ficou afrente da full frame Nikon D4 e da médio formato Phase One IQ 180. Realmente muito impressionante o rendimento desse sensor, levando em conta que ele é superior até mesmo ao que se encontra instalado na Sony SLT Alpha 99, atual DSLR da empresa. Aliás, a comparação é até ridícula, visto que no quesito ISO a RX1 alcança 2534 pontos enquanto a Alpha 99 fica em apenas 1555. Bem, se eu fosse o feliz proprietário de uma A99 ficaria muito triste com isso, visto que as duas câmeras foram lançadas quase na mesma época.

Só lembrando que os sensores da D800 e da D600 também são fabricados pela Sony, só que seguindo as especificações fornecidas ela Nikon. Esses sensores ainda são um pouco melhores do que os fabricados segundo especificações da própria Sony, mas a diferença está ficando cada vez menor. Outra coisa que temos que nos lembrar é que o sensor não é o único responsável pela qualidade da fotografia entregue por uma câmera digital. Também temos o processador, o algoritmo interno que roda na câmera e a qualidade da lente. Mas, creio que a Sony finalmente encontrou o caminho e agora é só se manter nele.

Fonte: Foto Actualidad

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários