Meio Bit » Baú » Ciência » Eletricidade Estática: manual de como não usar

Eletricidade Estática: manual de como não usar

Eletricidade estática é perigosa, mas tem gente que ainda brinca com isso: muito cuidado!

05/01/2013 às 20:45

Eletricidade estática é uma das maiores inconveniências da natureza, e nem falo por causa de raios, mas pelo dia-a-dia. Trabalhei em uma empresa com um carpete maldito e maçanetas de metal em uma única porta de saída. O resultado é que dezenas de infelizes passavam por ali, carregavam a maçaneta e quando eu ia abrir a porta, tomava um choque. Em alguns casos dava para ver a faísca saltando da maçaneta para minha mão.

Em aviões e helicópteros por exemplo o acúmulo de cargas causadas pela fricção do ar pode gerar resultados fatais, eletrocutando um infeliz em terra, afetando equipamentos e até explodindo um caminhão de combustível. Por isso inclusive caminhões-tanque usam correntes de arrasto, para aterrar as cargas.

Não é um problema teórico. Se você associa materiais inflamáveis e um acúmulo muito grande de carga eletrostática, se não eliminá-la com cuidado, acabará pensando na Humanidade:

bzzzzt

Para receber aprovação dos órgãos competentes todo equipamento eletrônico deve ser testado contra cargas eletrostáticas, e o equipamento usado para isso é chamado de “Simulador de Descarga Eletrostática”, ou “pistola de fazer caquinha”, segundo o vídeo acima. Assista, o cidadão demonstra como é simples se distrair brincando com eletricidade…

relacionados


Comentários