Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adeus EOS 5D Mark II

Adeus EOS 5D Mark II

11 anos atrás

Quando migrei para a fotografia digital tudo era mistério. Novos conceitos para serem aprendidos e novos equipamentos a serem adquiridos, porém o básico continuou o mesmo, com uma pequena exceção: o maldito fator de corte. Sim, as câmeras compráveis naquela época eram todas equipadas com o sensor APS, cujo tamanho é um pouco menor se comparado com o fotograma de 35mm. Como as lentes mantiveram suas graduações de distância focal, em alguns casos era necessário calcular o fator de corte, principalmente se o fotógrafo necessitava trabalhar com uma boa grande angular, como os fotógrafos de eventos, por exemplo. Nesse caso, as tradicionais 28mm não eram mais tão bacanas como antigamente. Para continuar a trabalhar com a mesma desenvoltura das câmeras de filme, era necessário ter uma câmera digital profissional, com sensor Full Frame e que, pelo menos naquele momento, só podiam ser compradas pelos Semi-Deuses da fotografia. Mas, tudo bem, foi apenas um caso de adaptação que não tornou inviável a produção de fotografia de qualidade com sensores cropados.

Foi nesse momento que a Canon teve uma idéia fantástica e lançou no mercado uma câmera com sensor Full Frame, com porte de câmera amadora e com preço mais camarada. Estamos, claro, falando da EOS 5D, primeira câmera de alta qualidade de imagem com porte médio do mercado.  Aliás, embora seja amplamente utilizada no segmento profissional, a Canon sempre classificou a câmera e suas sucessoras como um equipamento amador, mas isso é uma outra história. A 5D fez história e deixou muita gente feliz, mas estamos aqui para falar de sua sucessora, a EOS 5D Mark II, cuja carreira, segundo o site da Canon no Japão, finalmente chega ao fim. Quando a câmera chegou ao mercado foi uma verdadeira revolução. Alta qualidade de imagem e gravação de vídeo em Full HD que trazia novas possibilidades para o ramo de vídeos amadores e curta metragem. Muita gente em produtoras de vídeo largou as câmeras profissionais e investiu no equipamento da Canon. Milhares de acessórios foram criados e, pela primeira vez em toda minha carreira profissional, constatei que muitos usuários de Nikon estavam mudando para Canon por conta da qualidade desta câmera. Minha gente, isso não é pouca coisa.

Agora, depois de três anos de alegria para os fotógrafos, a 5D Mark II finalmente vai descansar em paz. A Canon do Japão marcou em sua página oficial que o equipamento está descontinuado e ele vai fazer companhia para outras guerreiras como a EOS 50D, a EOS D60 e a própria antecessora, a EOS 5D. Mais uma boa opção que vai sair do mercado e cujo preço estava cada vez mais camarada por conta do lançamento da EOS 5D Mark III, uma câmera que não causou nem a metade do impacto que a irmã mais velha. Para vocês terem uma idéia, na Amazon a câmera está sendo negociada por US$ 1.529,00. Um preço camarada para um equipamento de grande desempenho. Mas, não devem continuar em estoque por muito tempo.

 

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários