Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Futuro ex-engenheiro da Nokia ensina a piratear Apps de Windows 8

Futuro ex-engenheiro da Nokia ensina a piratear Apps de Windows 8

13/12/2012 às 21:44

shoot-yourself-in-the-foot

A notícia apareceu no blog de Justin Angel, Engenheiro de Software da Nokia (em aviso prévio, provavelmente). A dica maligna era como transformar um trial da App Store da Microsoft em uma versão full.

Por si só já é uma sacanagem, pois uma das alegações (furadas) do pessoal que pratica pirataria é justamente que os fabricantes não permitiam testar as aplicações antes de pagarmos por elas. Pois bem, foi criado o recurso e o espírito de porco do Justin imediatamente começa a fuçar e descobre que editando uns arquivos XML consegue mudar localmente o status da App.

Pior: Ele descobriu como hackear as compras dentro das aplicações, única fonte de renda de diversos desenvolvedores que optam pelo modelo freemium.

Claro, sempre houve pirataria no mundo Windows, mas a própria fragmentação do ambiente impedia que muitos desenvolvedores fossem atingidos ao mesmo tempo. O modelo da App Store, embora incrivelmente prático para o usuário, tem o efeito colateral de ser péssimo pro desenvolvedor no quesito pirataria, pois se a loja for hackeada, todas as apps vão junto.

Existe a opção de encriptar os arquivos XML em questão, mas como as chaves são armazenadas localmente, não é terrivelmente complicado decriptá-los. Claro, a Microsoft poderia trabalhar com decodificação externa, mas aí seu link cairia e as aplicações não seriam executadas.

Diz a Microsoft que está tomando providências. O site do cidadão está fora do ar, alegam tráfego. O post original do Verge foi alterado removendo as instruções de como fazer a tal modificação. Se a Nokia for MUITO boazinha não dará uma justa causa e ao menos Justin poderá ceiar com a grana do FGTS.

O pior é o sujeito não respeitar a regra número um para se manter empregado: “Não se obra onde se come”.

Fonte: TV

relacionados


Comentários