Meio Bit » Arquivo » Hardware » Escreve que eu te leio ( V )

Escreve que eu te leio ( V )

17 anos atrás

Olá pessoal.

Ninguém reparou que o título da última coluna saiu errado? Das duas uma: ou eu ando vendo TV aberta pela madrugada afora ou vocês andam se convertendo.

Pois bem... hoje vamos falar sobre roteadores usando linux, "media centers" e ratoeiras.

Linux em roteadores

Andre Reis: " Gostaria de agradecer ao site pelo post de Marcellus Pereira dando dica de como instalar a versao V23 SP1 micro. Acontece que olhando no site da DD-WRT percebi que ja sairam versoes mais novas e gostaria de instalar, porem no site nao fala como seria tal procedimento. Gostaria de saber se para instalar essas versoes mais novas terei que seguir os mesmos passos que Marcellus postou?
https://meiobit.com/tutorial/linux_no_linksys_wrt54g_v5

Se alguem ja tiver testado alguma dessas versoes mais novas principalmente a Standard e a VPN e puder me dizer o que acharam fico bastante agradecido."

Olá, Andre. Fico muito feliz que o artigo tenha te interessado. Acontece o seguinte: se você tem um roteador WRT54G versão 5, a quantidade de memória não permite instalar outra distribuição DD-WRT que não seja a "micro".

Eu estou usando a versão SP 2 e o único problema é que ela trava quando uso o emule. O que fiz foi o seguinte: segui os procedimentos que descrevi no artigo e, depois, atualizei o firmware através da interface http da distribuição. Nada de complicação. Só atente para o fato de usar uma conexão via cabo. Se tentar fazer via wireless, pode dar errado, ok?

Incrementando o rato

Phius: "No meu escritório rodo Linux e aqui em casa, Windows. Amo a possibilidade de eu conseguir copiar e colar no Linux só com o mouse, selecionando o
texto que quero copiar e clicando com o botão do meio onde quero colar. E já perdi a conta de quantas vezes fiz isso aqui no Windows e sempre esqueço que não funciona. Procurei e não achei algum programinha que faça isso no Windows. Vocês sabem se existe? Se sim, onde posso encontrá-lo
?"

Olá, Phius. Essa é mesmo uma funcionalidade bem interessante do Linux. No Windows, há vários programas que "turbinam" o rato mas só conheço um que faz esse processo de cópia: o Cool Mouse, da Shell Toys, que custa US$ 25,00. Não é gratuito mas, hei!, esse é o mundo Windows!

Problemas com downloads

Gustavo: "Tenho velox de 1 MB, sendo que de uns dias para cá, estou tendo problemas com downloads, não condigo mis de 30kb/s ou um pouco mais ou um pouco menos, no velox eles me informaram que estava tudo ok lá, para que eu observasse e em caso de não melhorar, pedir um reparo técnico!! Mas gostaria de uma ajuda, se eu fizer 2 downloads simultaneos, eu consigo manter a mesma velocidade para ambos, como 30KB/s em u e 30KB/s em outro. Poderia ser algum problema no meu pc?Se puderem dar uma luz, agradeceria!"

Olá, Gustavo. Pelo que você disse, não parece mesmo ser um problema da Telemar. Afinal, você consegue "lotar" o link fazendo mais de um download simultaneamente.

Existe algum gerenciador de downloads instalado aí? Ele pode estar limitando a 30kB/s cada um dos seus arquivos. Ou então, se isso acontecer sempre no mesmo site, pode ser uma limitação de banda por lá. Esse problema acontece com o emule ou bittorrent? Se for assim, o limitador de banda destes programas pode estar habilitado.

Construindo seu próprio "Media Center"

Leandro: "Tenho imensa vontade de montar um media center para utilizar na minha sala de estar, conectado na TV. Meu problema maior diz respeito ao gabinete: preciso de uma opção com no máximo 16 cm de altura, que é o espaço na prateleira que tenho disponível. Alguma sugestão? Existe alguma opção de PC "de marca" com essas características? Por favor, algo barato, que o orçamento para o projeto não é lá grande coisa."

Olá, Leandro. Como você sabe, baixo custo e alta qualidade nem sempre combinam... um dos maiores problemas de se construir um "media center" é o barulho das ventoinhas ( tanto da fonte, quanto do processador ). O ideal é montar um que não precise de refrigeração ativa e, nesse caso, você precisa de uma das placas da Via, por exemplo. Mas o custo é meio salgado.

Existem alguns bons guias na net, sobre o assunto, como o da Extremetech e do Windowsdevcenter. Mas foram feitos para a realidade de países de primeiro mundo... ah sim! Sempre tem as opções compradas prontas.

É iss aí, pessoal. Até a próxima.

relacionados


Comentários