Meio Bit » Arquivo » Internet » O estranho caso de John McAfee

O estranho caso de John McAfee

Proteção a John McAfee, preso na Guatemala, tornou a atuação do blog Vice de “documentária” para cúmplice de um assassinato.

11 anos atrás

9135_126054158190_1142796_n_610x458

John McAfee, um dos pioneiros em softwares de segurança, mudou de empreendedor para fugitivo internacional: ele foi recentemente ligado a um caso de assassinato em Belize. Ele jura que não matou seu vizinho, que reclamava do barulho alto e das festas que ocorriam em sua casa. Resultado? Ele fugiu para Guatemala procurando asilo, o país recusou o asilo e ele foi preso.

A história poderia parar aqui, mas é algo meio cinematográfico o que ele fez para “se esconder” da polícia. O primeiro fato curioso ocorreu quando ele fugiu de Belize para Guatemala. O blog Vice publicou um artigo chamado “We are with John McAfee right now, suckers”. Só que a foto foi tirada com um celular. E a geolocalização no EXIF da foto continha a exata localização do John. A Forbes até escreveu um artigo para o Vice: “Como fazer para que suas fontes não sejam presas”.

E o pior? Ao esconder a real localização do John, mentindo que ele não estava na Guatemala e que John havia alterado a localização do EXIF, a Vice passou de “documentária” para cúmplice de um assassinato. E ainda completou com uma frase do Chris Soghoian, chefe de tecnologia da ACLU: “Segredos não são seguros com jornalistas”. A segurança das fontes anônimas não dependem das habilidades jornalísticas e sim das habilidades em computação. E ainda complementa que existem três coisas que o jornalista precisa realizar antes de divulgar qualquer informação:

  1. Misturar os meta-dados das fotos, documentos e arquivos;
  2. Resistindo ao desejo de fazer cópias dos documentos em todos os lugares;
  3. Encriptação da comunicação.

O que eu acho disso tudo? John McAfee sofre de algum problema mental. Narcisismo extremo, provavelmente. Ele está blogando da cadeia na Guatemala. Ele disse que pediu um computador e um apareceu “magicamente”, disse também que o café é ótimo e que já fez vários amigos na cadeia, inclusive assinou diversos autógrafos (Oi?).

E continua… O que é estranho é que isso parece um pouco pior do que aconteceu com o Dotcom do MegaUpload. Por quê? A polícia trancou a “governanta” dele em sua casa e aterrorizaram-na. McAfee ainda diz que a senha do e-mail dele foi alterada. O que parece estar acontecendo? John jura que é um golpe do governo contra ele e até postou alguns links do que está ocorrendo com o governo de Belize. John McAfee ainda contou como foi a invasão em sua casa, dizendo que foi preso, mas solto alguns dias depois sem nenhuma acusação. E, para provar que não foi o assassino, ele está dando 25 mil dólares para a prisão dos responsáveis pela morte de Gregory Faull.

Isso bem que poderia ser um filme, não é? Eu não sei se ele é culpado ou inocente pela morte de Gregory Faull, mas que existe uma coisa muito suja envolvendo o governo de Belize, isso existe.

Por sinal, Belize fica na fronteira entre Guatemala e o México.


View Larger Map

relacionados


Comentários