Meio Bit » Arquivo » Indústria » Fala que eu te escuto ( IV )

Fala que eu te escuto ( IV )

17 anos atrás

Olá, pessoal! Desculpem pela coluna da semana passada, ou melhor, pela falta dela. Mas aprendi a lição e faço backups diários, agora.

Desta vez, vamos falar sobre desbloqueio de celulares, placas-mãe minúsculas e o segredo mais bem guardado da Microsoft: o email do Bill Gates!

Placas Nano-ITX

alexkrycek: "Gostaria de obter mais detalhes sobre as placas Nano-ITX, elas realmente consomem menos energia? Rodam windows numa boa, quais as vantagens e desvantagens? Existe algum padrão equivalente para usar processadores Intel ou AMD? Já ouvi falar em Mini-ATX, mas não acho muito informações sobre isso, inclusive para comprar."
pico-itx.png

Depois de verificar com a Scully, Alex, confirmei alguns dados muito interessantes. O padrão Nano-ITX foi proposto pela VIA em março de 2004 e consiste de uma placa-mãe bem pequena: 12 x 12cm, com vídeo, áudio, ethernet e vários outros periféricos "on-board". Como dizem por aí que tamanho não é documento, algumas versões chegam a ter processadores de 1,5GHz e 1GB de RAM. A VIA ainda tem outros dois padrões: o mini-ITX, de 17 x 17cm e o pico-ITX, com meros 10 x 7,2cm!

Convém lembrar que os padrões são abertos e, portanto, qualquer fabricante pode produzir suas próprias placas. A Intel deve entrar nesse mercado, oferecendo uma solução Celeron, com chipset SiS. A vantagem da VIA é que seus processadores C7 são imbatíveis no quesito tamanho/potência. Imaginem um processador x86, rodando a 1.5GHz e consumindo 12W. É por isso que ela consegue ter placas tão pequenas. Pode não ter a velocidade de um Core 2 Duo, mas você dificilmente conseguiria espremer algo assim numa placa de 10cm de lado...

Falando em potência, o consumo total de uma pico-ITX chega a irrisórios 25W! Portanto, se você precisa de uma solução pequena ( do ponto de vista do tamanho ), de baixo consumo e que seja compatível com x86, essas placas parecem ser a solução. Para quem quer fazer "case-mods" realmente pequenos, elas também são a primeira opção.

Infelizmente, não posso te falar nada sobre a performance, porque é muito difícil achar uma dessas por aqui. A forma mais fácil de obtê-las, é pela loja online.

Quanto ao "Mini-ATX", você deve estar se referindo ao padrão de placas-mãe "microATX", que se refere a placas de 24 x 24cm e é bem comum.

Quando nada funciona...

Vera Lúcia: "... apenas-tudo que vc me escreveu esta impresso, e nada Já não guento mais, agora ela parou. quando vou ligar a luz verde acende, as ventuinhas trabalham , o video fica piscando, a teclado dá sinal mais não fica aceso. oque fazer? para testar e saber o que está errado."

Oi, Vera. É uma pena que não tenha te ajudado nossa última conversa... acho que é hora de procurar uma boa assistência técnica, não?

Gerenciador de listas

andrealoisio: "Pergunta curta e rápida: Vocês poderiam me indicar um gerenciador de newsletters? de preferência grátis, mas se souberem de algum que valha o preço tudo bem."

Olá, André. Gerenciar listas pode ser algo muito complicado... se a quantidade de pessoas ( ou de emails ) crescer demais, você pode ser enquadrado como "spammer" pelo seu provedor. Imagine que você tenha mil assinantes e envie um arquivo de 100kB para a lista, por semana. Serão mais de 400 MB de dados mensalmente! Talvez a melhor saída seja optar por um serviço do tipo Yahoo Grupos.

Se, por outro lado, você precisa de algo mais profissional, com seu próprio domínio, então a solução é o Mailman. Gratuito, disponibilizado através da GPL, é o gerenciador mais usado no mundo. Roda em Linux, BSD, MacOS ou qualquer coisa que tenha algo similar a um Unix como base.

Se você for meio arredio quanto a desbravar a linha de comando, pergunte ao seu provedor se eles não disponibilizam alguma solução como o PHP List. Geralmente, já está pré-configurada e basta pedir para ativarem.

Grandes monitores precisam de grandes placas

Fernando: "Comprei nos EUA um ViewSonic VX2035wm de 20.1. A resolução de tela ideal dele é de 1680x1050 mas não consigo utilizar ela, somente 1400x1050. O monitor possui uma função de auto ajustar a tela, o que tira a proporção.

Vocês sabem o que posso fazer para colocar a resolução em 1680x1050 ou como deativar esse auto ajuste?

Minha placa de vídeo é integrada em uma intel D945GCL. Se tiver que comprar uma placa de vídeo, o que vocês recomendam?"

Fernando, seu monitor parece ser mesmo muito bom. Fiquei até meio triste com meus LCDs de 17''... mas, enfim, pelo menos eu posso usá-los em sua resolução nativa.

Brincadeira... vamos resolver isso. O manual da sua placa-mãe informa que a resolução máxima é de 1600 x 1200. Então, parece que você terá mesmo que comprar uma placa de vídeo externa.

O pessoal aqui do Meio Bit deu duas opções, para começar: se preferir nVidia, GeForce 6200. Se preferir ATI, então começe pela Radeon X1300.

Eu continuo com minhas GMA 950. Nem gosto de resoluções muito altas mesmo.

Email do Bill?

jose do carmo: "v se me manda o e-mail do Bill gates, pois quero falar com ele."

[email protected]. Mas tente escrever direitinho, ok?

Preços do Cardoso

Álvaro: "Eu queria fazer uma pergonta para Carlos Cardoso.
É o seguinte: Estava vendo no blog um de seus posts, e vi que os preços que ele mencionou são muito baixos.
Visto que vou ao Riopodem ser encontrados? con frequência, teria como me informar o local onde esses preços
"

Cardoso respondeu: "Facinho. www.boadica.com.br - na parte 'pesquisa de preços'."

Desbloqueio de celular

daniela: "tenho um celular Sony Ericsson da Brasil Telecom e gostaria de desbloquear ele, como eu faço?"

Dani, essa é mais fácil que tirar doce da boca de criança... qualquer lojinha que venda celulares, vende o serviço de desbloqueio... nada que R$ 20,00 não resolvam.

É isso aí, pessoal. Vejo vocês semana que vem. Lembrando: usem o formulário de contato, com a categoria "Perguntas Técnicas".

relacionados


Comentários