Meio Bit » Arquivo » Hardware » Backup?

Backup?

17 anos atrás

Três dias com a garganta inflamada... mal-estar... dor-de-cabeça... horário com o médico marcado, a muito custo, para as 16:30h.

Como todo geek que tem brinquedo novo, não poderia haver oportunidade melhor para extravasar aquela vontade que 41% da população tem: instalar o OS X num PC!

Calma, pessoal. Só para testar! Continuo sendo contra a pirataria, nada mudou. Mas, poxa... 2 horas só para ver se daria certo.

O primeiro passo, logo cedo, foi reduzir a partição do Vista. Baixei o Acronis Disk Director Suite 10.0, mas parece que ele não se dá bem com o Vista. Aliás, acabei descobrindo que o próprio gerenciador de discos faz o redimensionamento da partição, apesar de não conseguir formatá-la com outra coisa que não seja NTFS.

Bom, não vou fazer um tutorial aqui. Para encurtar a história: apareceu uma BSOD no Vista, quando desinstalava o Partition Magic ( outra tentativa furada ). Coisa rápida, mas de doer o coração...

Depois que o sistema se instalou e rodou, percebi uma coisa interessante: o Vista é o OS X! Firulinhas gráficas... o jogo de xadrez... até as figurinhas para logon são similares ( o gatinho do Vista é mais bonitinho ). Efeitos de transparência... sombras...

A parte boa é que o OS X parece rodar muito mais "macio"... o sistema responde mais rápido às ações do usuário. Os detalhes também são mais bem-acabados no software da Apple, como, por exemplo, o fato de poder tirar uma foto na hora que se cria a conta.

A linha de comando, apesar de escondida, também está lá. Aliás, ela foi minha perdição... depois de reinicializar, encontrava um "HFS+ partition error". Voltei com o disco de instalação, entrei no console e digitei a linha fatídica: "fdisk -u /dev/rdisk0".

Pronto... a MBR nunca mais foi a mesma...

Usando o disco de instalação do Vista, entrei do diskpart e tentei fazer a partição que continha o sistema se tornar a ativa, mas a modificação não era salva! Ainda não estudei a fundo as opções de recuperação do Vista, mas parece que a Microsoft regrediu nesse ponto. Apesar de ter concentrado muita coisa no diskpart, algo como testdisk seria bem-vindo. Ou mesmo o fdisk, que me parecia mais... amigável.

Como último recurso, iniciei o micro com um cd do Kurumin e rodei, a partir dele, o testdisk. Para meu alívio temporário, ele acusou a partição NTFS e parecia ter conseguido recuperá-la. Mas, quanto tentei montá-la, só havia uns poucos arquivos... nada útil.

Enfim, chegando a hora da consulta, dei os dados por perdidos e reiniciei o micro com o cd de restauração.

Nessa hora, liguei para um amigo e tentando parecer casual:

"Oi. Você já tentou instalar o OS X?"
"Já, claro."
"Conseguiu?"
"Ah... mais ou menos... o áudio não funcionou de jeito nenhum... você tentou?"
"Tentei."
"Funcionou?"
"Mais ou menos... mais pra menos..."
"Cara... eu fiquei fulo... deu um problema na instalação... perdi todos os meus dados."
"Sei como é..."
"Felizmente, eu tinha backup..."

Desliguei o telefone e fui tomar minha injeção.

relacionados


Comentários