Meio Bit » Arquivo » Software » Rational Rose & Erwin - A dobradinha de velharias que ainda perdura

Rational Rose & Erwin - A dobradinha de velharias que ainda perdura

17 anos atrás

Estou fazendo a modelagem de parte de um sistema usando o IBM Rational Rose e os DBAs modelam o banco usando Erwin.

A ferramenta foi muito boa há uns 5 anos atrás, mas a falta de suporte ao UML 2.0 já um grande revés. O mesmo pode ser dito para o Erwin, um software que eu classifico de ancião, mas bastante difundido no mundo corporativo.

A concorrência não ficou parada e ferramentas como o Enterprise Architect ou o PowerDesigner são MUITO melhores, principalmente por serem capazes de gerar as classes, criar diagramas de base de dados, fazer a engenharia reversa das mesmas e concentrar em um único arquivo toda a documentação de um projeto.

Não apenas isso, elas ainda geram um manual em html e doc. Já o Rose é ruim demais para os tempos modernos, com projetos grandes onde 15 pessoas estão colaborando.

Eles tentaram uma integração maior com o Rational XDE, mas esse parou no tempo e é tão útil hoje em dia quanto programar linguagem orientada a objetos usando o bloco de notas.

O motivo para ferramentas como essas ainda serem largamente usadas é que são muito caras e foi feito um enorme investimento por parte das empresas para adotá-las. Atualizar para algo mais novo, mesmo que custe uma fração, é uma opção que exige estudo técnico, de impacto e suporte a longo prazo.

Ainda assim, a produtividade das ferramentas novas comparadas com as velharias desatualizadas é bem marcante e mostra como compensa comprar por software ou seu suporte.

Como estou sempre procurando ferramentas novas para aumento de produtividade, gostaria de saber dos leitores que eventualmente precisam modelar algum projeto, quais ferramentas de auxílio na criação de software vocês têm usado?

relacionados


Comentários