Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon D600 e o aspirador de pó - Parte II (a missão)

Nikon D600 e o aspirador de pó - Parte II (a missão)

11 anos atrás

Para terminar a noite bem temos aqui mais um capítulo na história do problema de sujeira no sensor da novíssima Nikon D600. Como já falado, algum tempo atrás uma empresa que aluga câmeras fez uma reclamação alertando que os sensores da novíssima Nikon D600 estavam ficando literalmente imundos depois de pouco uso. Logo depois muita gente começo a reclamar deste fato nos fóruns da internet, vários blogs fizeram resenhas negativas e o Dpreview anunciou que estava investigando o problema. Alguns já estão chamando a câmera de aspirador de pó, o que não pega muito bem para a imagem da empresa. Falando em empresa, fica apenas o silêncio já que até agora não tivemos nenhum pronunciamento oficial da Nikon. Enquanto isso as piadas e reclamações vão se espalhando.

Porém, um usuário comum Nikon que comprou uma D600 resolveu mostrar em forma de vídeo a maneira que a poeira se acumula no sensor da câmera, e tudo isso com um teste muito profissional. Ele utiliza o mesmo método complexo que eu para saber se o sensor está sujo, que constitui em fotografar uma parede branca, ou folha de papel, e observar depois no computador a procura de pontos negros (poeira). Ele colocou a câmera em um tripé com uma folha de papel colada na frente. Depois de apenas mil disparos a situação do sensor da câmera já está impraticável para uma fotografia de qualidade. A maior parte da sujeira se concentra na parte superior esquerda do sensor. Mil disparos é muito pouco para a quantidade de poeira acumulada. Para terem uma ideia, o público que não possui uma reflex, a minha câmera já fez 40 mil disparos desde a última limpeza e não tem sinais evidentes de sujeira nas fotos.

Como o próprio autor do vídeo aponta, toda a sujeira se acumulou sem a troca de lente na câmera, o que normalmente causa as sujeiras no sensor. Ou seja, todo o pó vem de dentro da câmera ou é aspirado para dentro. Total mistério. Vejam o vídeo abaixo e se desesperem.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários