Meio Bit » Arquivo » Hardware » Eleições: A Vida Imita Os Simpsons?

Eleições: A Vida Imita Os Simpsons?

11 anos atrás

Lembram da cena clássica d´Os Simpsons, com Homer tentando votar em Barak Obama, e o voto sendo sempre computado pra John McCain?

(aliás, a versão 2012 ficou melhor ainda)

Em um exemplo clássico de vida imitando arte, um sujeito filmou uma urna hoje cedo onde uma tentativa de voto em Obama aparecia computada como para Mitt Romney:

Já tem gente gritando Fraude, pedindo intervenção da ONU, bla bla bla. Só que aqui cabe a chamada “Navalha de Hanlon”:

“Nunca atribua à malícia o que pode ser explicado pela estupidez”

Convenhamos: Não estamos em um filme de Hollywood. Não há motivo para buscas aparecerem sequencialmente em computadores, não há motivo para digitarmos “override” e ganharmos acesso a bases de dados, e muito menos há motivos para um sistema de fraude mudar visualmente o feedback da votação.

É mais simples e seguro, se você tem acesso ao software nesse nível, mudar apenas o resultado no banco de dados. Não faz o MENOR sentido MOSTRAR que está fraudando.

A minha hipótese é bem mais prosaica, fruto de anos como usuário de Palm e bancos eletrônicos surrados por pensionistas impacientes: Calibração.

Notem que o cidadão só tenta votar em Obama. Muito provavelmente se ele encostasse no nome do Romney nada aconteceria, e escolher Jill Stein, candidata do Partido Verde, acionaria o botão associado a Obama.

Claro, é só uma hipótese baseada em lógica e observação, continuemos a gritar FRAUDE!

relacionados


Comentários