Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Outro dia, outra ciência indistinguível de magia

Outro dia, outra ciência indistinguível de magia

11 anos atrás

Indução eletromagnética não é algo novo. Vem dos primórdios da Física moderna, com contribuições imensas de gênios como Faraday, que no Século XIX demonstrou que campos magnéticos podiam gerar campos elétricos, e vice-versa.

Hoje basicamente tudo que pisca ou dá choque é baseado nesses princípios, mas os resultados, apesar de seculares, ainda são bonitos de se ver. Impressionantes e, aos olhos de quem não entende nada de Ciência e/ou foi criado em Hogwarts, basicamente mágicos.

No vídeo abaixo, no Palais de la Decouverte, em Paris, temos um lindo exemplo de levitação por indução magnética. Nele uma bobina chupa 800A de corrente, a uma frequência de 900Hz, criando um campo magnético de responsa.

Esse campo induz uma carga elétrica em uma placa de Alumínio de aproximadamente um 1Kg. Essa carga repele a carga da bobina, daí o efeito de levitação.

 

Só que não acaba aí. Uma das características de condutores elétricos é que parte de sua energia é dissipada em calor, então o efeito colateral é que a placa de Alumínio fica quente, muito quente.

Quão quente? O bastante pra você cozinhar. Fogão por indução eletromagnética aliás nem é novidade. Qualquer loja mais chique vende. O único senão é que você tem que ter panelas específicas. Vidro, cerâmica, não funcionam. As melhores? As boas e velhas panelas de ferro. Quanto mais magnetizáveis melhor.

Não estamos falando de um fogão elétrico. Não é uma serpentina que esquenta por resistência, gera calor que é transmitido pelo ar ou contato, e então esquenta a panela. O campo eletromagnético aquele a panela diretamente, o que torna o fogão mais eficiente inclusive do que fogão a gás.

A parte magia negra da coisa é que o que não é magnético não sofre aquecimento. Assim podemos ter imagens como esta:

inducao

Isso mesmo. Água fervendo ao lado de pedras de gelo. É o sonho de toda mãe: Um fogão onde seu pimpolho não se queima se enfiar a mão na chapa quente, que aliás não é quente.

Então, por que motivo não está todo mundo usando esse troço?

Vários pequenos motivos, o principal deles é que além de ser uma tecnologia mais cara, em apagões o fogão não pode ser usado. Nem todo mundo tem acesso a eletricidade abundante, o gás é muito mais capilarizado em termos de distribuição.

Sinceramente, nas grandes cidades a única explicação é Inércia. Nem é difícil de achar, vende no Ponto Frio.

relacionados


Comentários