Meio Bit » Arquivo » Software » Microsoft deve lançar suíte Office para iOS e Android em 2013

Microsoft deve lançar suíte Office para iOS e Android em 2013

11 anos atrás

office_mobile

Mesmo com o lançamento de sua nova empreitada no mundo dos tablets, o Surface, a Microsoft parece estar ciente de que a plataforma e o hardware são apenas alguns dos itens para conquistar esse novo mercado portátil (onde anda, a meu ver, meio de fora). Por isso, a empresa anunciou que deve lançar a suíte Office para os sistemas operacionais móveis iOS e Android.

Em uma busca muito básica na Apps Store e na Play Store, encontramos dezenas de apps que leem e editam praticamente todos os arquivos da suíte da Microsoft. É uma necessidade que já existe há muito tempo (desde o Palm, aliás), e que há muito tempo já vem sendo suprida por outras empresas que não a Microsoft.

Para os proprietários de iPads, inclusive, há disponível a suíte iWork, que consiste em aplicativos que fazem praticamente a mesma coisa que o Office, só que com aquele visual muito mais bonito. Não custa barato, mas vende muito bem na App Store. Para Android, também são muitos os disponíveis, como o Polaris Office, o tradicional Documents to Go e o Quickoffice.

Mas então, o que estaria fazendo a Microsoft, embarcando tão tardiamente nesse barco?

A informação de que isso seria mesmo verdade veio de Petr Bobek, Gerente de Produtos da Microsoft tcheca. A distância e o local do fato levantaram suspeitas de boatos falsos, sendo que a Microsoft chegou até a negar a afirmação, mas a informação está no press release oficial do evento. E a suíte não viria apenas para iOS e Android, mas também para Windows Phone (claro), Windows RT e até o Symbian (BlackBerry cortada?).

A resposta para a iniciativa é simples: mesmo com todos os aplicativos já existentes que suportem documentos de Word, PowerPoint e Excel, nenhum deles é, de fato, a suíte Office, vinda diretamente dos desenvolvedores de Redmond. Apesar da existência do Google Docs no Android, nada é mais seguro e mais amigável, para um antigo usuário desses softwares, do que poder produzir em aplicativos oficiais e confiáveis.

E não haveria muito a ser contestado pela Google: até mesmo a integração dos arquivos com a nuvem seria garantida pela Microsoft, com o Skydrive. Para quem usa iOS, a suíte iWork pode ser linda, mas tente abrir um arquivo de Keynote em um Windows basicão. Qualquer Windows possui Office (mesmo que um demo), mas nenhum trará iWork, exclusivo da Apple.

Inclusive, o iWork pode ser um dos principais alvos da Microsoft, mesmo com sua soberania de mercado. Steve Ballmer, CEO da Microsoft, revelou durante uma sessão de perguntas e respostas na conferência de desenvolvedores Build, que estão "repensando e trabalhando duro no que pode significar produzir o Office no estilo Metro (UI do Windows 8)".

Tudo indica que o Office chegue às duas maiores plataformas móveis em março de 2013. A data antiga era de novembro desse ano, mas assim como Infinity Blade foi adiado, a Microsoft também espera fazer mais alguns ajustes, ou até mesmo apresentar algo bem diferente do que já temos no mercado hoje. Ainda não há informações precisas sobre valores e lançamento.

Com informações do The Verge e Slashgear.

relacionados


Comentários