Meio Bit » Arquivo » Games » A triste perda de um save

A triste perda de um save

11 anos atrás

dori_saku_17.10.12

Quem aí se lembra da época em que tínhamos que anotar imensos passwords para poder continuar de onde havíamos parados em um jogo? A adoção dos saves pelas desenvolvedoras facilitou muito a vida de todo mundo, mas com eles veio um problema, a possibilidade de perdermos o nosso progresso.

É inevitável, todo mundo já perdeu um save por um motivo ou outro e eu mesmo recentemente me vi desesperado ao trocar o HD do meu Xbox 360 e me dar conta de que, com exceção daquilo que havia subido para a nuvem, tinha perdido tudo, inclusive o meu progresso no Mass Effect 2.

Porém, por mais que você tenha pensado em desistir da sua vida como gamer ao perceber que a bateria do Super Mario World havia morrido e com ela o registro de todas as 96 fases que sofreu para liberar, provavelmente você nunca teve uma perda tão grande quanto a de Masahiro Sakurai, o criador do Kirby e diretor do Kid Icarus: Uprising.

Em um artigo publicado por ele na revista Famitsu, o game designer contou a tragédia que viveu ao se dar conta que o HD do seu Playstation 3 havia dado defeito. O problema é que o console de Sakurai era um dos primeiros modelos, aqueles que tinham retrocompatibilidade com o PS1 e o PS2 e por isso todos os saves dos últimos 18 anos estavam armazenados ali. Segundo suas próprias palavras, “não é apenas uma questão de perder todos os dados em que gastei centenas de horas ou perder meu personagem em algum MMORPG. Isso, aquilo e outras coisas; cada simples bit se foi.

Só para entender o grau de desespero do sujeito, Sakurai chegou a consultar uma empresa especializada na recuperação de dados, mas o HD não teve como ser salvo e agora ele “não poderá mais voltar a aqueles RPGs épicos e aproveitar todas as famosas cenas em que salvou o progresso um pouco antes, nem os jogos de luta em que destravou todos os personagens” e ainda afirma que mesmo que tirasse meio ano de férias, não teria tempo suficiente para recuperar tudo.

Portanto fica o aviso, sempre que possível faça backup dos saves de seus jogos, principalmente se eles forem complexos e você tiver gastado boa parte de sua vida neles e é por essas e por outras que rezo pela chegada do dia em que todos os games terão backup automático na nuvem, como acontece com vários títulos no Steam.

[via Polygon]

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários