Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Ubuntu em celulares - sintam a jogada

Ubuntu em celulares - sintam a jogada

17 anos atrás

O Yahoo News está reportando uma iniciativa para criar uma versão enxuta do Ubuntu voltada para celulares, utilizando um chip de baixo consumo a ser desenvolvido pela Intel.

A jogada (de mestre)? Não é "Linux" em Smartphones, é Ubuntu. Segundo o mesmo artigo a fatia do mercado de smartphones dominado pelo Linux era de 6%. Acho até muito. Improvável que seja maior do que no desktop. Mas um smartphone Ubuntu não vai se restringir ao gueto dos "smartphones linux", vai, sim, competir com Smartphones, ponto.

A ÚLTIMA coisa que interessa ao comprador de um Blackberry, Chuckberry, Halleberry da vida é qual sistema operacional o bicho roda. Importa que ele receba seus emails push, acesse Internet e tenha um MSN da vida pra esposa brincar e não ficar fuçando no diretório de mensagens.

Ao mesmo tempo um das partes mais caras de um smartphone é o sistema operacional. Mesmo detendo a propriedade do mesmo, a Nokia não aguenta mais o Symbian, só não o mata por ser suicídio. O atrativo do Linux Ubuntu, facilidade de uso, poderia ser mantido, dando ao mesmo tempo a possibilidade do fabricante do aparelho desenvolver ou adaptar interfaces específicas. Aliás, seria possível mais de uma interface, coisa que nenhum telefone atualmente tem, ao menos sem usar programas de terceiros. Imagine, uma interface séria e objetiva para trabalho, e uma oba-oba pras horas de lazer.

O essencial é que o produto seja liberado quando estiver pronto, não como aquele celular linux que soltaram outro dia. Custava US$700,00 vinha em forma de kit, metade do código (Bluetooth, cartões de memória) não estava funcionando) ou o A1200, aquele celular linux da Motorola que não permite instalação de software de terceiros. ISSO deveria ser proibido pela GPL.

relacionados


Comentários