Meio Bit » Baú » Fotografia » O futuro chegou - celulares melhores que câmeras fotográficas

O futuro chegou - celulares melhores que câmeras fotográficas

10/10/2012 às 14:50

Algum tempo atrás eu fiz aqui um comentário de que câmeras de celulares não possuíam o rendimento de uma câmera fotográfica compacta e que, por algum tempo, não haveria como fazer essa substituição se você gosta de um pouco de qualidade em suas imagens. Trabalhar em situações de muita luz com a maioria dos celulares é relativamente tranquilo. Mas, nas situações de pouca luz é que a coisa realmente ficava impraticável. Porém, agora a coisa está ficando séria e a brincadeira parece ser de gente grande.

Tanto o Dpreview quanto o DxOMark começaram a analisar as câmeras de celulares em busca de comprovar a qualidade fotográfica desses pequenos aparelhos. Ao que parece, alguns modelos estão literalmente superando as expectativas e os fabricantes estão correndo atrás de quem quer um celular que possa realmente capturar imagens e vídeos com qualidade elevada. Nesse ponto encontramos o pequeno comparativo abaixo feito pelo DxOMark que leva em conta padrões matemáticos para testar a qualidade do sensor fotográfico dos equipamentos. Claro que o site brincou com o celular que causou grande impacto na mídia especializada no último mês, o Nokia 808 Pure View. Depois dessa escolha passamos para a comparação entre o telefone da Nokia e os sistemas de câmeras fotográficas. Vejam o gráfico abaixo.

No quesito ruído os celulares ainda perdem feio, pois a densidade de pixels é muito alta, mas quando falamos de qualidade de imagem, o Nokia Pure View tem mais qualidade que uma câmera compacta Top de Linha de 5 anos atrás, no caso a Canon Powershot G5, e fica um pouco atrás de uma compacta atual de comprovada qualidade, como a Canon PowerShot S100. Esse resultado surpreendeu você? Então espere para ver o comparativo de vídeo em Full HD.

Segundo a análise do site, o melhor celular para gravação de vídeo é o Samsung Galaxy SIII que entrega ao usuário um vídeo em Full HD superior ao de uma câmera compacta como a Canon Powershot S100. Quando digo que o futuro chegou é porque não acreditava que esse tipo de evolução acontecesse tão rápido, se bem que a gente nunca espera um salto tecnológico, ele apenas acontece.

Como muitos apontam, a tendência agora é a união do melhor das duas partes. Nikon e Samsung já estão com seus aparelhos fotográficos que rodam Android e mais um pouco eles também vão fazer chamadas de voz, criando o aparelho multimídia perfeito.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários