Meio Bit » Arquivo » Games » Diretor explica porque série Resident Evil se distanciou do terror

Diretor explica porque série Resident Evil se distanciou do terror

11 anos e meio atrás

dori_re6_03.10.12

Esta semana aconteceu nos Estados Unidos o lançamento do Resident Evil 6 e com ele vieram as análises. Como a opinião de boa parte daqueles que jogaram a demo não foi das melhores, era esperado que as notas não fossem muitas altas e até o momento a versão para Playstation 3 ostenta uma média 77, enquanto a do Xbox 360 está em apenas 67, mas afinal, o que está acontecendo com a outrora tão idolatrada franquia?

É verdade que o quarto episódio foi muito bem recebido tanto pela mídia quanto pelo público e o quinto costuma ser elogiado por quem gosta de títulos que podem ser jogados cooperativamente, mas e o terror? Será que não há mais espaço para sentirmos medo ao jogar um Resident Evil e teremos que nos acostumar com o foco na ação? Pois Hiroyuki Kobayashi, diretor do RE6, explicou o motivo deles terem adotado esta abordagem:

Com o Resident Evil nós tentamos ser o mais inclusivos possível, estamos tentando atingir o maior número possível de pessoas. Isso torna difícil manter uma sensação de terror, é um desafio e não tenho medo de admitir isso. Eu penso que o diretor percebe que isso é um desafio. Nós tentamos ver que tipo de ação podemos incluir no jogo e ainda assim manter a sensibilidade do terror. Tentar misturar essas coisas não é algo fácil de se fazer.

Quem parece ter uma opinião semelhante é o produtor Yoshiaki Hirabayashi, que mesmo tendo afirmado que eles podem fazer um jogo com tais característica, ou seja, um game de terror com apelo a um grande público, alertou sobre a dúvida de o quão fundo poderiam ir no terror antes que os demais jogadores perdessem o interesse na criação. Segundo ele, o segredo estaria em se atingir o limite, conseguindo satisfazer tanto as pessoas que querem um jogo assustador, quanto aquelas que ele classifica como “fãs do Resident Evil”. De acordo com suas palavras, “você não pode bombardear esses jogadores com elementos de terror, você precisa alternar esses trechos com alguns estágios que sejam mais voltados ao entretenimento e à diversão do que apenas terror puro.

Portanto, se você quer sentir medo talvez a série Resident Evil tenha deixado de ser uma boa escolha, mas no fundo não tem sido assim desde que a Konami entrou na brincadeira com o Silent Hill e nos mostrou como criar um game verdadeiramente assustador?

[via 1UP]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários