Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Supercomputador simula cérebro parcial de rato a 10% da velocidade normal

Supercomputador simula cérebro parcial de rato a 10% da velocidade normal

29/04/2007 às 18:20

Cientistas do Centro de Pesquisas da IBM em Almaden e da Universidade de Nevada criaram um Simulador Cortical de uma parte do cérebro de um rato, com 8000 neurônios, cada um com 6300 sinapses. Rodando a 1/10 da velocidade normal (do rato) o simulador apresenta uma resposta "biologicamente compatível", ou seja: Se comporta como a parte do cérebro que tentaram simular.

O equipamento utilizado é um "velho" supercomputador BlueGene/L, com 4096 CPUs, com 256MB de memória cada, totalizando 11 Teraflops. O sistema operacional foi o SUSE Linux Enterprise Server 9.

O conceito é bem interessante, pois ao invés de tentar entender como os neurônios funcionam, trabalham com engenharia reversa, e os resultados são promissores. Talvez a tão falada inteligência artificial chegue, afinal. HAL está atrasado, ele deveria ter sido criado em 1997.

Em outras notícias, um grupo de cientistas do MeioBit, usando um OLPC rodando windows 3.11 conseguiu simular o cérebro da Paris Hilton, rodando em 4x a velocidade normal...

Fonte: Robots.net e BBC

relacionados


Comentários