Meio Bit » Arquivo » Indústria » Sun Tech Days Brasil 2007

Sun Tech Days Brasil 2007

17 anos atrás

Sun Tech Days Brasil 2007 - 20 de abril, São Paulo/SP

Este ano, o evento realizado nos dias 18, 19 e 20 foi focado no Brasil como parte do circuito mundial de softwares e o investimento da Sun em pesquisa e desenvolvimento. "Nossa expectativa é solidificar o Java e o sistema operacional Solaris no mercado brasileiro. Como essas tecnologias são abertas e multi-plataforma, a acesso a elas é facilitado. Isso estimula o desenvolvimento de aplicativos, ampliando o poder de ação da comunidade brasileira de desenvolvedores, mundialmente reconhecida", conta André Echeverria, diretor de Marketing da Sun Microsystems.

A programação incluiu uma tarde exclusiva para abordar a tecnologia Java ME, além de outros três eventos paralelos: o Solaris Day, o Netbeans Day e o Sun Tech Days for Universities ( que visitei e falarei mais adiante ), destinado a estudantes universitários de tecnologia e áreas afins.

Criado em 1997, o Sun Tech Days rapidamente conquistou popularidade e hoje reúne milhares de profissionais do mundo inteiro para atualizá-los nos mais novos conceitos de software e discutir as estratégias para a aplicação das soluções da Sun. Previsto para atingir, em todo o país, mais de quatro mil profissionais, o evento brasileiro já é o terceiro maior do mundo, atrás apenas da Índia e China. Entre os patrocinadores da edição brasileira estão empresas como AMD, Borland, LocaWeb, Multirede, Oracle, Serasa, Symantec e VMWare.

Dentro das minhas expectativas, fui atendido muito bem pela equipe de recepção do evento exclusive for Universities.

Os gifts (brindes) estão bem ao estilo da Sun: simples e objetivos ( exceto por conta da sacola, bolsa, ou sei lá o que é aquilo, que nem comentários merece ). Continham 4 DVD com os aplicativos da Sun e um box com dois DVD inteiros dedicados ao OpenSolaris, além da tradicional caneta.

Dos 7 seminários, 4 foram na parte da manhã:

Iniciou às 9:30 com Sang Shin ( um chinês muito divertido ), discursando sobre o que você precisa aprender hoje, e o que acontecerá nos próximos 10 anos.

Logo em seguida, a deslumbrante, linda e maravilhosa Angela Caicedo ( veja uma pequena entrevista no fim do artigo ), demonstrando a linguagem Java e o framework de desenvolvimento do NetBeans, com um exemplo de com uma interface de LED's usando Wireless.

Uma curta palestra do guru quando o assunto é OpenSolaris, Bruno Souza, contando-nos o que é necessário para criar um grupo de Usuários/Desenvolvedores do OpenSolaris.

A última do período foi um jogo de charadas com problemas de implementação de códigos em Java: o Java Puzzles, que na minha opinião foi a parte mais interessante, onde vimos os "Inteligentíssimos" estudantes da USP, Unicamp, UNB e outras "super" faculdades, caírem em desgraça em um desafio onde a pergunta era o que seria impresso como resultado da soma: 123456 + 54321. Os espertos companheiros responderam quase que em uníssono: "é lógico que é 666666!". Esta foi a parte mais hilária de todo evento.

O break para o almoço foi excelente. Lanches leves e suco de uva, além de um delicioso cafezinho, não proporcionaram aquele sono terrível apos o almoço.

No início da tarde, Débora Palermo, formou sobre o Aumento da Empregabilidade, cursando as Certificações ministradas pela Sun.

Logo em seguida Daniel H. Uehara, da EDS falou sobre o papel do centro de excelência em Java numa organização Global como a EDS. Ele também formou sobre como a EDS mantém nivelado o conhecimento dos desenvolvedores, com uma Knowledgement Base, integrada ao Respositório de Cógigos usando o StarTeam da Borland.

Por último o Talent Show, por Reggie Hutcherson, que foi comparado ao Eddie Murphy, distribuiu um iPod Shuffle ao vencedor da maratona de talentos. Veja em fotos.

Entrevista com Angela Caicedo

Catequista de Tecnologia da Sun Microsystems, especializada em tecnologias da plataforma Java System. Formou-se pela Universidade EAFIT de Medellín, na Colômbia em 1998, como Bacharel em Ciência da Computação. Em 1996-1997, foi estudante visitante no Centro para Iniciativas Educacionais de Computação no MIT. Antes de ingressar na Sun, trabalhou durante três anos como desenvolvedora de software e pesquisadora da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça. Realizou pesquisas na Agent Technologies e, em 1999, especializou-se em Agentes Inteligentes.

MeioBit: How do you see the future of Java ?

Angela:Everywhere! Java on vending machines, supermarkets, parkings, even in your glasses. Java will bring services close to you.

MeioBit: Which technologies should developers be aware of ?

Angela: I thing developers have to follow very closely open source and community driven tecnologies like JCP ( Java Community Process ). Do not let any vendor to lock you!

Entrevista com Reggie Hutcherson

Gerente dos catequizadores tecnológicos da Sun Microsystems e Catequizador de Tecnologia para a plataforma Java 2 e Java HotSpot. Nesta função, é responsável por trabalhar com os principais fornecedores independentes de software (ISVs) no mercado de soluções empresariais para facilitar sua adoção de tecnologias críticas Java. Reggie possui vasta experiência no desenvolvimento de sistemas de software de última geração. No Stanford Research Institute, pesquisou sistemas distribuídos e protocolos de rede. Na Sybase Inc., trabalhou com o grupo de Desempenho & Arquitetura Kernel em sua ferramenta de bancos de dados distribuídos. É bacharel em Ciência da Computação e mestre em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia de Berkeley. Além disso, inscreveu-se no programa de mestrado em Ciência da Computação da Universidade Stanford.

MeioBit: How do you see the future of Java ?

Reggie: The future is very good! Java wil be deployed in every type of device possible because of it's interoperability. From cell phones to wearable textiles , nano devices and the exiting part is we don't know all the devices because they haven't been created yet !

MeioBit: Which technologies should developers be aware of ?

Reggie: Network device tecnology will be pernasive in the near future. This includes auto-ID + RFID tecnologies that are now starting to again acceptance in the U.S. There are several areas of focus for developing software, namely, interactive games, telemetry + control systems, fine-grained navigational systems for devices and a host of others that require thought leadership + creation!

Biografia de Sang Shin

Catequista de Tecnologia e Engenheiro da Sun Microsystems,. Ele discursa diversos workshops sobre os frameworks Web J2EE, EJB, JMS, J2ME, e Tecnologia de Serviços Web no mundo inteiro.Sang, que ministra os cursos Java ("XML", "Web services programming", "Distributed programming using Jini technology") na Brandeis University. Atualmente ministra o curso "J2EE programming with Passion!", um curso online gratuito (javapassion.com) para milhares de desenvolvedores do mundo todo.

Entre suas peripécias mais conhecidas estão o vídeo no YouTube.

Não conseguimos realizar a entrevista. Por que na hora H, ele resolveu dançar e nós dançamos juntos.

Foto 033.jpg

Foto 051.jpg

Foto 058.jpg

Foto 070.jpg

Foto 085.jpg

Foto 078.jpg

Foto 088.jpg

relacionados


Comentários