Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Breaking News (ok, nem tanto) Apple não gosta de Vaginas

Breaking News (ok, nem tanto) Apple não gosta de Vaginas

17/09/2012 às 19:57

Naomi Wolf é uma das autoras feministas mais celebradas de sua geração. Mesmo nós, membros do patriarcado capitalista estRupador reconhecemos que ela tem muito mais conteúdo que as gurias do FEMEN, por exemplo. reconhecemos também que, não atrasando a janta, ela tem o direito de batizar a autobiografia com o título que quiser.

A Apple discorda. Não gostaram do título do livro. “Vagina” nem pensar. E sequer avisaram, Naomi descobriu por acaso, quando foi pesquisar no iTunes por seu livro.

Pelo menos não foi nada pessoal. Toneladas de livros com “Vagina” estavam censuradas, a perseguição á perseguida é implacável e The Vagina Monologues por exemplo virou “V****a Monologues”.

Em busca de manter a AppStore um ambiente familiar, a Apple censura não só vagina mas um monte de outros termos, pênis inclusive. Não é uma conspiração misógina, é uma conspiração hipócrita.

Esse tipo de censura automática nunca dá certo, algumas vezes o termo “ofensivo” é e precisa ser usado. Outras é apenas um nome, e a maldade está toda em quem lê, ou mais precisamente em quem censura.

Um caso clássico foi um software de censura infantil, que bloqueou acesso para a página da Casa Branca que falava sobre Socks, o gato do casal Clinton, pois algum pervertido achou que “meias” era um termo que poderia ter conotação sexual.

Melhor ainda foi o Tyson Gay, atleta americano de corridas. Uma notícia da Associated Press sobre sua vitória em uma semi-final olímpica foi republicada por uma organização cristã conservadora, que usava diversos filtros em seus textos, evitando assim que termos ofensivos e pecaminosos fossem publicados. O resultado da troca automática?

onenewsnowgay

A Apple não se manifestou sobre o caso mas discretamente suspendeu a censura dos termos “Vagina” e “Penis”, mas uma rápida pesquisa mostra que ainda estão nos protegendo dos horrores do sexo, censurando o termo… “Boobs”.

Photo 17-09-12 19 31 11

relacionados


Comentários