Meio Bit » Baú » Internet » Passatempo do dia: estalkear aviões

Passatempo do dia: estalkear aviões

06/09/2012 às 20:42

Antigamente costumava-se dizer que diversão de paulista era ir pra Congonhas jogar milho pros aviões, mas admito que eu mesmo quando não tinha o que fazer saía da aula e dava um pulo no Galeão, pra passear e ficar vendo os aviões das várias empresas, turistas chegando e aeromoças, quando ainda se chamavam aeromoças, não indivíduos aeroafetivos, como manda a regra politicamente correta.

problema era que a gente nunca sabia qual avião era qual vôo, e isso continua sendo uma dificuldade até hoje. Aí entram sites como o FlightRadar24, ele lista boa parte dos vôos do mundo, incluindo no Brasil, e graças a algumas magias negras tecnológicas, incluindo transponders ADS-B, consegue mostrar posição, velocidade, altitude, entre outras informações, em tempo real.

É lindo, dá pra acompanhar inclusive emergências, mas o mais interessante agora é que o FlightRadar tem a opção e, com o Google, mostrar a visão do cockpit!

flightradar

É como se o mundo fosse seu Flight Simulator, e você ficasse mudando o ponto de vista, só de farra. Dá para acompanhar até manobras de pouso. Confesso que durante os vários minutos que brinquei com o negócio, me vi buscando o joystick sem-querer mais de uma vez.

Também há uma versão para iOS e Android, mas no iPhone não há opção de cockpit. Tudo bem, a função de realidade aumentada, movendo o celular e vendo na tela indicadores apontando e descrevendo os aviões à minha volta mais que compensa.

Esse site é um daqueles casos em que digo que adoro o futuro. Não só por poder ver todas essas informações em tempo real, como por poder perceber o tamanho da indústria aeronáutica mundial. Duvida? Dê uma olhada nesse snapshop de ainda agorinha:

flightradar2

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários