Meio Bit » Arquivo » Software » Problemas à Vista parte XII: Cópias lentas

Problemas à Vista parte XII: Cópias lentas

17 anos atrás

OK, eu entendo que a Microsoft tenha problemas com DRM, que queira limitar cópias ilegais, mas pombas, como é lento copiar arquivos no Vista.

No tempo em que um arquivo era só... um arquivo, cópias eram algo simples. Depois que começaram a complicar os filesystems, incluindo metadata em tudo, copiar um arquivo do disco A pro disco B se tornou algo complexo. Complexo demais pro meu gosto.

Isso, claro, é apenas o fruto de um processo longo. Mais de 10 anos atrás, quando a IBM lançou o OS/2, com seu sistema de arquivos HPFS, já havia problemas. Eu modéstia à parte consegui travar o OS/2, ao mandá-lo copiar mais de 10.000 arquivos de uma vez. Mesmo em sistemas como o OSX a coisa é complicada, em se tratando de muitos arquivos de mídia (os preferidos pra metadata) mas o campeão de irritação é o Vista.

Em teoria o uso de metadata, incluindo tags, é maravilhoso. Podemos indexar nossos arquivos independente de diretórios, usando as ferramentas de busca do próprio SO ou mesmo a de terceiros, como o Google Desktop, mas na prática, bem... alguém vai editar tags de 2000 fotos?

Pior ainda: Um diretório de filmes significa que cada um será devidamente indexado, lido de cabo a rabo, será tentada a geração de um thumbnail, etc, etc e mais etc.

Não me entendam mal, o resultado final é lindo, mas não vale o trabalho. Ver o Vista abrindo um CD com 200, 300 vídeos é algo patético. Outros SOs são bem mais rápidos, mas essa velocidade vem em troca de menos informação, menos metadados, etc. Será que só teremos o Melhor de Dois Mundos quando (e se) o WinFS for lançado?

relacionados


Comentários