Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Dell pensando seriamente em oferecer PCs com Linux

Dell pensando seriamente em oferecer PCs com Linux

17 anos atrás

house3.JPEG

Após uma consulta aos internautas, a Dell está fortemente motivada para fornecer computadores com Linux, ao invés de Windows ou freeDOS, como fazia.

A idéia é boa, mas esbarra em alguns problemas. Primeiro, não importa qual a distro escolhida, TODAS as outras acharão um absurdo não serem a escolhida, e criticarão a Dell por isso, com sua argumentação clássica, que começa em colocar uma cabeça de cavalo no travesseiro do Michael Dell.

Segundo, terão que decidir se querem o mercado corporate ou o doméstico. Se o objetivo for o corporativo, há excelentes opções, como o RedHat ou o SUSE, que já dispõe de uma estrutura de suporte excelente. Só que essas distros não funcionam bem no mercado doméstico, que é a maioria absoluta dos que demandaram o tal "Dell com Linux".

Um usuário Ubuntu ainda compraria um Dell, se este viesse com SUSE, ou com outra distro? Os xiitas do Debian aceitariam se a Dell tentasse disponibilizar o sistema com drivers proprietários?

Em termos de marketing é muito bom para a Dell dar a opção do consumidor adquirir PCs com Linux, mas do ponto de vista logístico é um pesadelo. Se eles já vão ter problemas com 3 ou 4 versões do Vista, imagine o que vem por aí...

via CNN

relacionados


Comentários