Meio Bit » Arquivo » Segurança » Ataque de força bruta à chave de ativação do Vista é quase impossível

Ataque de força bruta à chave de ativação do Vista é quase impossível

17 anos atrás

Outro dia saiu aqui no Meio Bit e em outros sites que alguém criou um programa que fazia ataque de força bruta para conseguir uma chave de ativação do Windows Vista. O autor da suposta façanha confessou mais tarde que tratava-se de um hoax. Não cheguei a testar tal programa, nem teria como, mas só um pouco de matemática me fez pensar que aquilo seria quase impossível.

A chave de ativação do Vista possui 25 caracteres. As possibilidades são todas as letras do alfabeto mais os números. Ou seja, cada uma das 25 posições pode ser preenchida de 36 formas diferentes. O número de combinações possíveis é de 36^25 (trinta e seis elevado à vigésima quinta potência), um número tão grande, que nem consigo imaginar. Só pra ter uma idéia, seria um monstro com 39 dígitos (8 x 10^38).

Vamos supor que 1 bilhão dessas chaves tenham sido reservadas pela Microsoft como válidas. Um bilhão é representado pelo número 10^9. Então, a probabilidade de achar uma chave válida é de 1 em 8 x 10^29, que é uma chance tão pequena, que é mais fácil ganhar várias vezes na Mega Sena e levar um monte de raio na cabeça, e ainda assim não descobrir uma única chave válida.

Não há atualmente computador disponível no planeta Terra capaz de achar uma chave de ativação válida para o Vista, em um período razoável de tempo, por força bruta. O dia que acharem talvez a Microsoft nem exista mais. O que pode acontecer (se é que já não aconteceu) é alguém descobrir, analisando o código do sistema operacional, uma forma de crackeá-lo.

relacionados


Comentários