Meio Bit » Arquivo » Internet » Como foi a conferência para entender a web 2.0

Como foi a conferência para entender a web 2.0

17 anos atrás

Pra quem acha que web 2.0 não significa nada, essa semana aconteceu em São Paulo a 1a. Conferência Web 2.0. Analisando o cronograma dá pra ter uma idéia do tom das apresentações: explicar à platéia o que é web 2.0, seus impactos na vida das organizações e como lidar com um mundo no qual todos podem gerar conteúdo, ou seja, nada que o leitor habitual do Meio Bit já não tenha ouvido falar.

As palestras envolveram pesos pesados como IBM, Google, Yahoo!, iG, Terra, etc... O Fábio Seixas, blogger e empreendedor do Camiseteria.com participou de um painel e explicou como a colaboração da comunidade é usada em seu negócio para criar estampas de camisetas. Totalmente 2.0.

Temas como a sabedoria das multidões, a cauda longa, colaboração e usuário gerando conteúdo, dominaram boa parte das discussões. Cada empresa aproveitou para vender seu peixe, claro. O destaque ficou com o ICOX, sistema de código aberto de gerenciamento de comunidades e inteligência coletiva.

O ponto alto foi o último painel: Google vs. Yahoo, iG vs. Terra. O Google falou sobre o eterno beta e os usuários ajudando a construir seus serviços. O Yahoo! confirmou que prentende lançar versões em português do Flickr e delicious. O iG falou das possibilidades de monetização na web e criticou de forma geral a incapacidade dos grandes portais de gerar conteúdo interativo. O Terra reclamou do DRM e dos problemas enfrentados no Brasil pelas mídias digitais, como a proibição do COB em relação à cobertura na web dos jogos Pan-Americanos.

Blogs, wikis, mashups (mistura de vários aplicativos web em um único lugar), RSS, todos tiveram seus momentos de destaque na conferência. Agora é torcer para que as empresas adotem conceitos dessa nova web em seus produtos e serviços, tornando a vida dos usuários mais fácil e interativa.

[via blog da Conferência Web 2.0 ]

relacionados


Comentários