Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Resenha - DigiMate III

Resenha - DigiMate III

17 anos atrás

digimate3.jpgO MeioBit conseguiu colocar as mãos em um brinquedinho desses, e para partirmos direto para a conclusão, eu diria que é essencial para todo mundo que goste de viajar, tenha uma máquina digital de muitos megapixels e não queira ficar andando por aí carregando notebooks ou US$10 mil em cartões de memória.

O objetivo do equipamento

O Digimate III é uma case externa para HDs de notebook, com as seguintes características:

  • Leitor de cartões SmartMedia, Compact Flash, Memory Stick, Memory Stick Pro, MMC, SD, Mini-SD (com adaptador)
  • Porta USB
  • Tela OLED
  • Operação à prova de louras
  • Bateria

Com esses recursos, você pode, no meio de uma viagem, remover o cartão de memória de sua câmera, copiar o conteúdo para o HD do Digimate, e continuar suas fotos com um cartão zerado.

Outros Usos

O Digimate, quando não está sendo usado na rua, é uma case de HD normal, funcionando com seu micro, dando acesso ao disco rígido. Também funciona como uma leitora de cartões. Quando conectado via porta USB, os cartões são reconhecidos pelo micro.

No meu caso o Digimate eliminou um leitor de cartões e uma case comum de HD. E convenhamos, quanto menos tralha em cima da mesa, melhor.

Operação

São apenas dois botões. Um é power, o outro é "copiar". Basta enfiar o cartão de memória no slot. O Digimate diz o tamanho ocupado pelas fotos, o espaço disponível no HD. Apertando-se o botão "Copiar", é iniciado o processo, com um contador percentual. Aí é só esperar.

Equipamento em operação

Suas fotos NÃO são apagadas do cartão, é responsabilidade sua, na máquina digital.

Pontos positivos:

O dispositivo é esperto o bastante para reconhecer e lidar com mais de um cartão ao mesmo tempo. Ele simplesmente copia na ordem, um por vez.

Pontos negativos:

O suporte é inexistente, não há qualquer conceito de manual, site ou similar. Assim que instalei o HD, formatado em NTFS, ele mostrou um sinal de erro. Só que ao ligar o equipamento no PC, tudo funcionou. Achei por um momento que a parte de cópia das fotos estivesse com defeito.

Depois lembrei que a maioria dos dispositivos portáteis não gosta de NTFS. Formatei o HD em FAT32, e imediatamente tudo funcionou. Mesmo. Cópias dos cartões, bateria, tudo.

Vantagem adicional:

O equipamento não é nada seletivo, copia o conteúdo completo do cartão de memória. Quem queria uma forma rápida de fazer backup dos cartões de memória de PDAs ou celulares, já tem mais um problema resolvido.

Preço: US$47,00 na USB Geek.

Nota: O HD de notebook obviamente não está incluído.

relacionados


Comentários