Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon S800 - primeira câmera da empresa com Android

Nikon S800 - primeira câmera da empresa com Android

12 anos atrás

Acho que era inevitável a chegada do Android até os equipamentos compactos de grandes fabricantes. Isso demonstra o plano da indústria de transformar cada vez mais essas pequenas câmeras em centrais multimídias, chegando muito perto do que os celulares mais avançados podem fazer. Sejamos justos, quem começou toda essa onda foi a Kodak com as diversas conectividades que suas câmeras podiam fazer, ajudando o usuário a fazer upload de suas fotos para diversos serviços e facilitando também o processo de impressão. Mas, com a Kodak era necessário instalar um software no seu computador e plugar a câmera. A coisa agora está mais avançada e a própria câmera é responsável por executar essa conectividade sendo que várias delas já possuem acesso Wi-fi sem dependerem de qualquer outro acessório.

Agora uma notícia bacana chega até nós. Ainda não está oficialmente confirmado, mas a Nikon deve anunciar até o dia 20 de agosto a mais nova integrante da família Coolpix (linha de câmeras compactas da empresa). A nova S800 deve ser a primeira câmera da Nikon (embora não a primeira do mundo) a chegar ao consumidor rodando o sistema operacional Android que é desenvolvido e gerenciado pelo Google. Quem colocou essa notícia para rodar foi uma agência de notícias da Indonésia que teve acesso às especificações da linha de produção do equipamento. O que sabemos até agora é que a câmera vai ter um zoom ótico de 10x (equivalente a uma 25-250mm), visor OLED de 3,5 polegadas sensível ao toque, GPS integrado e conectividade Wi-Fi. Se a onda de conexão sem fio continuar a povoar as câmeras compactas logo teremos o fim dos cartões SD que possuem essa característica como, por exemplo, o Eye-Fi.

Do ponto de vista do sistema operacional, todo mundo está apostando que será o Android 2,3 (Gingerbread), que justifica a escolha de colocar no equipamento  uma tela sensível ao toque. Além dos aplicativos que a Nikon deve instalar no sistema operacional, a câmera será compatível com todos os aplicativos disponíveis no Google Play. Será mesmo? Geralmente a conectividade Wi-Fi existe para descarregar as fotos do cartão de memória sem a necessidade de plugar o equipamento ao computador, mas será que a nova S800 vai permitir navegar na internet ao instalar o Opera via Google Play? Assim a câmera fotográfica se torna independente do computador e você pode, além de mandar fotos automaticamente para o facebook ou flickr com os aplicativos oficiais, mandar as imagens para qualquer serviço de armazenagem, até mesmo os mais obscuros, e antes ainda dar uma retocada no Photoshop. Isso é uma ótima vantagem ao se escolher uma câmera compacta.

Como já dito, espera-se um anúncio oficial até o dia 20 de agosto e não existe previsão de preço para o equipamento.

 

Fonte: Nikon Rumors

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários