Meio Bit » Arquivo » Hardware » Meu Computador está virando um carro elétrico... ou uma geladeira

Meu Computador está virando um carro elétrico... ou uma geladeira

17 anos atrás

Os PCs estão na era dos hot rods, carros ultra-modificados e envenenados. Da mesma forma que os carros em The Need For Speed Undeground podem ser melhorados, o mercado de PCs possui um leque enorme de opções. E várias delas emprestam os mesmos materiais usados em automóveis. Pinturas usando pigmentos e polimento carros no gabinete e modificações para personalizá-lo estão entre as mais comuns.

A outra modificação que torna-se cada vez mais popular é a refrigeração líquida, comumente chamada de water cooling. Apesar do nome em inglês, ele não passa de um radiador de carro compacto. O sistema de arrefecimento, usando água demineralizada + etileno glicol + aditivos que usamos no radiador, uma pequena bomba d'água e um bloco de cobre para ser colocado em cima do chip.

A placa de vídeo é um dos maiores vilões da dissipação términa atualmente. Existem várias opções importadas no mercado nacional, mas muito mais caras que seus pares no exterior. O Thermaltake Tide Water, um kit para placas de vídeo, que custa 60 dólares (~ 132 reais), custa em média 540 reais por aqui, 324% mais caro.

Ainda com preços exorbitantes, os brasileiros estão aderindo aos poucos a essas modificações. Apenas passeando pelos fórums de hardware mais famosos, nota-se que o pessoal anda bastante entusiasmado com as melhorias de performance e possibilidades de overclock.

Para quem não tem idéia do que seja overclock, é o mesmo que usar um carro fora das especificações de fábrica. No caso de computadores, aumenta-se a freqüência de operação dos componentes, obtendo-se ganhos de performance. É algo como comprar um Gol 1.6 e deixá-lo com desempenho semelhante ou mesmo superior ao de um Astra 2.0.

E um país quente como o nosso, sistemas de refrigeração são um prato cheio. Alô Consul, Springer, Brastemp? Onde estão nossos gabinetes refrigerados com cafeteira de porta USB?

relacionados


Comentários