Meio Bit » Baú » Hardware » Meu Computador está virando um carro elétrico... ou uma geladeira

Meu Computador está virando um carro elétrico... ou uma geladeira

17/02/2007 às 15:45

Os PCs estão na era dos hot rods, carros ultra-modificados e envenenados. Da mesma forma que os carros em The Need For Speed Undeground podem ser melhorados, o mercado de PCs possui um leque enorme de opções. E várias delas emprestam os mesmos materiais usados em automóveis. Pinturas usando pigmentos e polimento carros no gabinete e modificações para personalizá-lo estão entre as mais comuns.

A outra modificação que torna-se cada vez mais popular é a refrigeração líquida, comumente chamada de water cooling. Apesar do nome em inglês, ele não passa de um radiador de carro compacto. O sistema de arrefecimento, usando água demineralizada + etileno glicol + aditivos que usamos no radiador, uma pequena bomba d'água e um bloco de cobre para ser colocado em cima do chip.

A placa de vídeo é um dos maiores vilões da dissipação términa atualmente. Existem várias opções importadas no mercado nacional, mas muito mais caras que seus pares no exterior. O Thermaltake Tide Water, um kit para placas de vídeo, que custa 60 dólares (~ 132 reais), custa em média 540 reais por aqui, 324% mais caro.

Ainda com preços exorbitantes, os brasileiros estão aderindo aos poucos a essas modificações. Apenas passeando pelos fórums de hardware mais famosos, nota-se que o pessoal anda bastante entusiasmado com as melhorias de performance e possibilidades de overclock.

Para quem não tem idéia do que seja overclock, é o mesmo que usar um carro fora das especificações de fábrica. No caso de computadores, aumenta-se a freqüência de operação dos componentes, obtendo-se ganhos de performance. É algo como comprar um Gol 1.6 e deixá-lo com desempenho semelhante ou mesmo superior ao de um Astra 2.0.

E um país quente como o nosso, sistemas de refrigeração são um prato cheio. Alô Consul, Springer, Brastemp? Onde estão nossos gabinetes refrigerados com cafeteira de porta USB?

relacionados


Comentários