Meio Bit » Arquivo » Internet » Stanley, o piano que toca músicas pedidas pelo Twitter

Stanley, o piano que toca músicas pedidas pelo Twitter

12 anos atrás

O pessoal mais velho certamente se lembrará da época em que as pessoas ligavam para as rádios só para pedir que tocassem alguma música (isso ainda acontece? Não sei, não ouço rádio), mas com a internet fazendo parte de nossas vidas e com tantos usuários em redes sociais, porque não permitir que as pessoas escolham através do Twitter o que um piano tocará a seguir? Pois foi o que a agência Digital Kitchen pensou.

Durante dois dias o instrumento fez uma exibição, se é que podemos chamar assim, na Capitol Hill Block Party, mas o que realmente chamou a atenção na história é que ao enviarmos uma mensagem para o @stanleypiano com o nome da música que gostaríamos de ouvir, não era uma pessoa que a executava, mas sim o próprio piano.

Basicamente o negócio funcionava com um computador localizado no seu interior, que lia as mensagens enviadas para a conta, procurando palavras chaves e hashtags, e caso encontrasse um pedido cuja música estivesse no banco de dados, ela seria adicionada à fila de espera e tocada posteriormente. Com uma vasta biblioteca de músicas no formato MIDI, cabia a um um controlador ligado as teclas a responsabilidades de interpretar os dados e tocá-las.

Por enquanto não há planos para novas apresentações do Stanley, mas a menos que algum maluco resolva fazer uma proposta milionária de compra, eu seria capaz de apostar que ainda veremos o Stanley se apresentando em outros lugares.

PS: Um piano tocando sozinho? Antigamente isso seria chamado de assombração.

[via ABC News]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários