Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panasonic Lumix FZ200 - Ultrazoom com abertura f/2,8

Panasonic Lumix FZ200 - Ultrazoom com abertura f/2,8

12 anos atrás

Ontem um boato caiu na rede. A Panasonic estava tentando ressuscitar sua linha de ultrazoons (FZ) depois do fracasso do último lançamento, a péssima Lumix FZ150. A notícia de uma nova ultrazoom nem é tão espetacular assim, mas o que corria no boato é que a nova câmera viria com uma lente Leica com 24x de zoom ótico e abertura constante de f/2,8. Opa, para tudo. Como assim? Quem conhece o mundo da fotografia sabe que uma lente de 600mm com abertura de f/2,8 é uma coisa meio mitológica. O preço seria alto em uma câmera compacta e a largura da lente para comportar um diafragma dessa magnitude seria acima do que estamos acostumados. Ai veio a dúvida também sobre o sensor que seria utilizado em uma câmera dessas que, em uma primeira análise, não seria um equipamento tão barato assim.

Parece que a coisa pegou fogo e a Panasonic decidiu mostrar imagens oficiais do equipamento e algumas de suas características. Infelizmente, a nova Lumix FZ200 vem equipada com um minúsculo sensor CMOS BSI de 1/2,33 polegadas com resolução máxima de 12 megapixels. A resolução poderia ser um pouquinho menor, o sensor um pouquinho maior, e quem sabe um CCD em vez de um CMOS, mesmo que seja um retroiluminado. A lente, que deve ser com certeza o atrativo principal do equipamento, é uma Leica DC Vario Elmarit 4,5-108mm (equivalente a uma 25-600mm no formato 35mm) e com abertura constante de f/2,8 em toda a distância focal. Até que a lente ficou pequena (vamos revisar as contas utilizadas para calcular o diâmetro desse diafragma), mantendo o design de uma ultrazoon normal, mas ainda existem sérias dúvidas quanto à qualidade de imagem da câmera. Muitos elementos óticos na lente e um sensor minúsculo devem tirar um pouco da nitidez da imagem e focar a qualidade em velocidade ISO baixa.

Outros fatores interessantes sobre o equipamento são o visor LCD articulado de 3 polegadas com 460.000 pixels, o viewfinder eletrônico com cobertura de 100% e resolução de 1,3 megapixels, capacidade de fazer 12 fotos por segundo, estabilização de imagem na lente, sapata hotshoe para flash externo e filmagem de vídeos em Full HD. O Dpreview (sempre eles) já colocou no ar uma primeira análise do equipamento, e é possível ver algumas poucas imagens no site da Panasonic, mas nada que leve a uma análise mais profunda.

Informações sobre preço do produto são raras nos sites especializados, mas alguns blogs franceses afirmam que na Europa o equipamento vai ser vendido por 600 euros. Em breve devemos ter um teste prático sério e informações sobre disponibilidade e preços.

Update 005/12 - a Panasonic já disponibilizou uma galeria de fotos oficiais do novo equipamento mostrando a qualidade de imagem com a distância focal em 600mm e a abertura em f/2,8.

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários